Conflito

Aproximação EUA e Cuba não pode se perder, diz bispo

"É importante não perder a oportunidade oferecida para uma maior aproximação", disse o bispo de Orlando, Flórida, Dom Tomas Wenski, referindo-se a possibilidade de acabar com o conflito que existe entre Estados Unidos e Cuba. Dom Wenski juntamente com o Arcebispo de Boston, Cardeal Sean O'Malley e o bispo auxiliar de San Antonio, Texas, Dom Oscar Cantú, estiveram em visita a Cuba que se encerra hoje, 21, em Havana.

O bispo auxiliar de San Antonio revelou que a Igreja norte-americana e a cubana, desejam adequadas mudanças na política dos dois países “precisamente para acelerar essa tão auspiciada aproximação”. Reconhecendo que alguns passos foram dados, o bispo insistiu em uma questão que do ponto de vista humano considera fundamental: “mais liberdade de viagem para cubanos e norte-americanos”.

Por sua vez, o Arcebispo de Boston, sublinhou o fato de que “entre as Igrejas dos dois países existe um relacionamento histórico que deve ser sempre consolidado e nutrido com iniciativas, amizade e partilha”. Entretanto, o diretor do Escritório do Episcopado Norte-Americano para a América Latina e Caribe, Padre Andrew Small, que acompanha os bispos, comentou que as novas medidas do presidente norte-americano, Barack Obama, em relação a Cuba, parecem caminhar muito lentamente, “talvez porque nos últimos meses se está revisando toda a política internacional norte-americana”.

Padre Small, depois de ter participado de uma reunião com diplomatas norte-americanos em Havana, disse estar um “pouco preocupado com a lentidão na aplicação das iniciativas anunciadas, pois há muito a ser feito e com esse ritmo passará muito tempo”. O sacerdote confirmou o que já haviam dito os bispos, em linha com as declarações do episcopado norte-americano, no sentido de desejar o fim, o quanto antes, do embargo contra Cuba.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo