Turquia e Síria

Após sete dias do terremoto, socorristas ainda encontram sobreviventes

Menina de quatro anos foi resgatada nesta segunda-feira, 13, após 178 horas sob os escombros

Da redação, com Reuters

Foto: Reprodução Reuters

Nesta segunda-feira, 13, o devastador terremoto que atingiu a Turquia e a Síria completa uma semana. Mesmo em meio a um cenário de buscas cada vez mais delicado, a equipe de resgate continua a encontrar pessoas com vida.

Uma menina de quatro anos foi resgatada nesta segunda-feira, 13, após 178 horas sob os escombros. Já uma equipe espanhola resgatou uma mulher de 50 anos neste domingo, 12, que estava sob os escombros de um prédio desabado na Turquia por mais de 144 horas. A informação foi divulgada pelo serviço de emergência de Madri, em sua conta no Twitter.

Leia também
.: Papa renova seus pedidos por preces por vítimas de terremoto

Um novo balanço divulgado pelas autoridades afirma que a tragédia deixou mais de 35 mil mortos (entre turcos e sírios).

Fase final do resgate

Segundo o chefe humanitário da Organização das Nações Unidas (ONU), Martin Griffiths, a fase de resgate das vítimas do terremoto na Turquia e na Síria está “chegando ao fim”.

Durante visita a Aleppo, no norte da Síria, Griffiths afirmou que a ONU intensificará os trabalhos que visam fornecer abrigo, comida, educação e assistência psicossocial às vítimas do terremoto.

“Eu tenho escutado histórias aqui em Aleppo sobre o que aconteceu nas primeiras horas daquele dia terrível e elas são de arrepiar. O que é mais impressionante é que aqui, em Aleppo, que sofreu tanto nestes últimos anos, as pessoas disseram que o momento do terremoto foi o pior que elas já viveram”, relatou.

O chefe humanitário da ONU comentou também que o trauma das pessoas é visível. “Um trauma que o mundo precisa ajudar a curar”, disse. De acordo com Griffiths, o objetivo da ONU é arrecadar ajuda financeira para apoiar organizações que estão ajudando no resgate e restabelecimento dos sírios.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo