A PAZ, ENFIM

Após conflito, Armênia e Azerbaijão concordam em cessar-fogo

O anúncio foi feito por Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, após uma longa reunião 

Da redação, com Reuters

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov / Foto: Reprodução Reuters

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que a Armênia e o Azerbaijão concordaram com um cessar-fogo, a partir das 12h de sábado, 10, para a troca de prisioneiros e corpos das pessoas mortas no conflito.

Lavrov fez a declaração após conversas que duraram 10 horas com seus colegas armênios e azeris em Moscou por volta das 3h da manhã, horário local. Ele também disse que a Armênia e o Azerbaijão concordaram em iniciar negociações para a resolução do conflito.

Leia mais
.: Papa reza pela paz no Cáucaso e pede caminho de diálogo

“Em primeiro lugar, um cessar-fogo é anunciado a partir das 12h, deste 10 de outubro de 2020, para fins humanitários para a troca de prisioneiros de guerra e outras pessoas detidas e corpos de mortos, mediado e de acordo com os critérios do Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Em segundo lugar, os parâmetros específicos do regime de cessar-fogo serão acordados adicionalmente. Terceiro, a República do Azerbaijão e a República da Armênia estão iniciando negociações substantivas com o objetivo de alcançar um acordo pacífico o mais rápido possível, com a mediação dos co-presidentes do Grupo de Minsk da OSCE e com base nos princípios básicos do acordo. Quarto, as partes confirmam a permanência do formato do processo de negociação”, disse Lavrov, em uma comunicado oficial.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo