Escolhido pelo Papa

Anunciado o tema do Dia Mundial do Migrante e Refugiado 2016

Vaticano anunciou hoje o tema escolhido pelo Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e Refugiado em 2016

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Problema dos refugiados é uma das questões que preocupa o Papa Francisco / Foto: Acnur

Problema dos refugiados é uma das questões que preocupa o Papa Francisco / Foto: Acnur

“Migrantes e refugiados nos interpelam. A resposta do Evangelho da misericórdia” é o tema escolhido para o Dia Mundial do Migrante e Refugiado, que será celebrado em 17 de janeiro de 2016. O tema, escolhido pelo Papa Francisco, foi anunciado pelo Vaticano nesta quinta-feira, 20.

Em comunicado, o Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes explicou que o tema se insere no contexto do Ano da Misericórdia convocado pelo Papa no último dia 11 de abril. O ano jubilar começa em 8 de dezembro próximo e se estende até 20 de novembro de 2016.

Leia também
.: Órgão da Igreja, Caritas trabalha na assistência a refugiados
.: “Sem hipocrisia”: Igreja cobra ação em prol dos refugiados

O tema quer destacar dois aspectos. Primeiro, a dramática situação de tantos homens e mulheres obrigados a abandonar o próprio local de origem. “Não se deve esquecer, por exemplo, as atuais tragédias do mar que têm como vítimas os migrantes”, enfatiza o comunicado. Contudo, diante do risco de que isso aconteça, o Papa apresenta o drama dos migrantes e refugiados como uma realidade que deve interpelar cada pessoa.

A segunda parte do tema – “A resposta do Evangelho da Misericórdia” –, quer relacionar de modo explícito o fenômeno da migração com a resposta do mundo e, em particular, da Igreja. “Neste contexto, o Santo Padre convida o povo cristão a refletir durante o Jubileu sobre obras de misericórdia corporal e espiritual, entre as quais se encontra aquelas de acolhimento aos estrangeiros”, explica o comunicado do Vaticano.

Diretrizes para a celebração da data e do Jubileu

Como o Papa Francisco deseja que cada Igreja particular esteja diretamente envolvida no Ano Santo, o Pontifício Conselho oferece algumas indicações para celebrar tanto o Dia Mundial do Migrante e Refugiado como o ano jubilar:

– sugere que o Jubileu seja celebrado em nível diocesano e nacional, no âmbito mais próximo aos migrantes e refugiados, com a sua participação, e envolvendo também as comunidades cristãs

– propõe que o evento jubilar central seja justamente o dia 17 de janeiro de 2016, na recorrência do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado

– encoraja as dioceses e comunidades cristãs que ainda não o fazem a programarem iniciativas, aproveitando a ocasião oferecida pelo Ano da Misericórdia

– convida a não esquecer o aspecto da sensibilização nas comunidades cristãs sobre o fenômeno migratório

– deseja que a atenção aos migrantes e à sua situação não se restrinja a um único dia

– recorda a importância de realizar sinais concretos de solidariedade que expressem proximidade e atenção aos migrantes e refugiados.

Leia também
.: Igreja católica em Portugal se dispõe a acolher refugiados
.: Outras notícias sobre refugiados

Sobre a data

Esta será a 102ª vez que o Dia Mundial do Migrante e Refugiado será celebrado. A data foi instituída a partir da carta circular “A dor e as preocupações”, que a Sagrada Congregação Concistorial enviou em 6 de dezembro de 1914 aos Ordinários Diocesanos Italianos.

Nessa carta, pedia-se que fosse instituído um dia anual de sensibilização sobre o fenômeno da migração. A proposta também era promover uma coleta em favor das obras pastorais para os migrantes italianos e para a preparação dos missionários de emigração. Como resultado do pedido, a data foi celebrada pela primeira vez em 21 de fevereiro de 1915.

Confira também
.: Notícias sobre o Jubileu da Misericórdia

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo