No Reino Unido

“Ônibus da misericórdia” circula para atender confissões

Iniciativa no Reino Unido surgiu a partir do Ano da Misericórdia como forma de alcançar todos, inclusive aqueles que não vão à Igreja

Da Redação, com Krakow2016.com

O Ano da Misericórdia tem inspirado ações criativas no mundo inteiro. No Reino Unido, o padre Frankie Mulgrew, da Diocese de Salford, em Manchester, teve a ideia de criar uma “igreja sobre rodas”.

NEWS_MercyBus

A ideia surgiu quando bispo de Slaford, Dom John Arnold, pediu ideias e iniciativas para as celebrações do Ano da Misericórdia, e então nasceu um grupo para buscar caminhos de promoção da Misericórdia de Deus que fossem especialmente inovadoras.

Várias Portas da Misericórdia foram sendo abertas nas igrejas da diocese, e então padre Frankie e seus amigos foram além e pensaram em uma “Porta da Misericórdia Móvel”, para alcançar todos da diocese, inclusive aqueles que por algum motivo não tem a oportunidade de ir até as igrejas.

O ônibus chama atenção por onde passa, coberto de imagens do Papa Francisco e com a presença de sacerdotes para oferecer a misericórdia através de seu ministério. Ele tem rodado as cidades da região com padres a bordo para atendimento de confissão. A caravana é formada ainda por um grupo de jovens entre 18 e 35 anos, que convida a todos que passam para entrar e conversar com o padre a bordo.

ano-misericordia-noticias

“Nós fomos inspirados pelo Papa. Na realidade, quando ele serviu como cardeal na Argentina, o Santo Padre promovia missas ao ar livre em áreas pobres do país. (…) O fato do Papa Francisco se aproximar das pessoas comuns ao ir até os seus locais de trabalho ou ao levar suas crianças para a escola testemunha o amor e a misericórdia de Deus. É também um importante compromisso para a evangelização que procuramos espelhar em nosso ônibus”, explica Padre Frankie sobre a inspiração para o projeto.

Encontro com o Papa Francisco

Em janeiro deste ano, Padre Frankie teve a oportunidade de encontrar o Papa Francisco em uma audiência, através da ajuda do arcebispo Paul Gallagher, secretário para as Relações com os Estados, e aproveitou para apresentar o projeto do “Ônibus da Misericórdia” ao Pontífice.

“Eu trouxe a imagem (do ônibus da Misericórdia) impressa em uma apresentação com dobraduras, fechada, e disse: Isto é o que estamos fazendo para o Ano da Misericórdia, inspirado em Vossa Santidade. Então eu abri as dobraduras que formavam duas pequenas portas e ele teve uma grande reação!”, detalha Padre Frankie. “Francisco balançou a cabeça para trás e riu cheio de alegria e todos ao seu redor, incluindo seus acompanhantes, estavam rindo”.

Objetivo do Ônibus da Misericórdia?

De acordo com padre Frankie, o Ônibus da Misericórdia é um presente para todos que se sentem sobrecarregados por algo em sua vida. Todos são convidados a embarcar no ônibus com suas bagagens emocionais e sair dele sem elas. Elas podem conter algo como um término de relacionamento, a morte de um ente querido, problemas financeiros, etc. A ideia é que as pessoas recebam esperança, alegria e paz em sua vida.

A outra ideia é que algumas pessoas podem não saber para onde ir para encontrar a misericórdia de Deus; o ônibus vem a elas e então não precisam procurar. Essas pessoas podem estar sem ir à igreja por um tempo e estar à procura de se reconectar com sua fé. Além disso, algumas pessoas não se sentem aceitas, possivelmente porque elas pensam que fizeram algo tão terrível que não serão perdoados. O Ônibus da Misericórdia é um ambiente de aceitação, de acolhida, onde as pessoas vão aprender que, aos olhos de Deus, elas valem mais do que os seus maiores erros.

Padre James Cadman, que atendeu confissões no ônibus descreveu assim a experiência: “Foi um grande sucesso e uma experiência muito edificante. Eu ouvi confissões de pessoas que estavam afastadas da Igreja por décadas. Alguns evangélicos que passaram também comentaram estar felizes em ver a Igreja Católica testemunhando Cristo nas ruas”.

Sobre a atividade do ônibus

Agora que a Quaresma acabou, o Ônibus da Misericórdia terminou oficialmente a sua excursão na Diocese de Salford. No entanto, devido ao sucesso da iniciativa, as excursões vão continuar com algumas reservas em todo o Reino Unido.

A Diocese também está produzindo um vídeo sobre o Ônibus da Misericórdia, que estará disponível no futuro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo