Pleito vencido

Angela Merkel é eleita pela quarta vez chanceler da Alemanha

Com maioria dos votos, Merkel recebeu 364 votos dos 692 presentes

Da redação, com Ansa

Angela Merkel foi eleita nesta quarta-feira, 14, chanceler da Alemanha. Esta é a quarta vez que Merkel é eleita para o cargo. A candidata recebeu o apoio de 364 deputados dos 692 presentes no plenário, enquanto que 315 votaram contra, nove se abstiveram e quatro anularam.

“Eu aceito o voto”, disse Merkel. A reeleição acontece após a chanceler reeditar o acordo da “Grande Coalizão” entre o Partido Social-Democrata (SPD), a União Social Cristã (CSU) e a União Democrata Cristã (CDU).

Entre todos, eles somam 399 cadeiras. Agora, a líder do governo deve seguir para a sede da presidência do país para ser nomeada formalmente para o cargo. Logo depois, ela voltará ao parlamento para fazer o juramento.

Leia mais
.: Francisco fala sobre situação dos refugiados com chancelar alemã Angela Merkel

Depois do resultado da apuração, Merkel foi aplaudida por todos os presentes no Parlamento, entre eles seu marido, Joachim Sauer, e sua mãe, Herlind Kasner. Este será o quarto mandato e, possivelmente, o mais desafiador que Merkel enfrentará, principalmente depois de ter dificuldades e demorar quase seis meses para formar um governo. Em 2017, Merkel venceu as eleições na Alemanha, mas sem conseguir maioria no Parlamento, o que a obrigou a formar uma aliança com seu principal rival.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo