Vitória apertada

Angela Merkel é reeleita chanceler da Alemanha

Em votação acirrada, Merkel foi reeleita pela quarta vez

Da redação, com Ansa

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, foi reeleita pela quarta vez e venceu as eleições gerais deste domingo, 24. O partido de Merkel, a União da Democracia Cristã (CDU), venceu com 30% dos votos, o pior resultado nas urnas desde 1949.

De acordo com analistas, a rejeição dos eleitores a Merkel foi causada pela política imigratória da chanceler, que concordou em abrir as portas da Alemanha – país de liderança da União Europeia (UE) – para mais de 900 mil refugiados.

O segundo lugar nas eleições ficou com o Partido Social Democrata (SPD), com 20,5% dos votos. O terceiro lugar foi ocupado pela Alternativa para a Alemanha (AfD), partido de extrema direita que obteve 12,6% dos votos. O AfD ocupará assentos no Bundestag, o parlamento local, pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial.

Os resultados alcançados pelo AfD geraram protestos no país. Manifestantes carregavam faixas com mensagens de apoio aos imigrantes. Merkel terá que formar coalizão com outras legendas para poder governar, tais como o Partido Verde (8,9%) e os Liberais (9,2%).

Mercado financeiro

A reeleição de Angela Merkel trouxe uma mistura de sentimentos ao mercado financeiro. A Bolsa de Valores de Frankfurt abriu em queda de 0,2%, mas operou, depois, em alta de 0,3%, aliviada com a manutenção do governo alemão.

Outros países do continente europeu se assustaram com o crescimento da extrema direita alemã e acabaram puxando para baixo as operações no mercado financeiro. “O crescimento da extrema-direita na Alemanha é um sinal negativo para a Itália”, disse Antonio Tajani, presidente do Parlamento Europeu. “Mas que o resultado seja bem-vindo, pois significa estabilidade para os mercados”, reiterou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo