Em mensagem

Aleppo: Cristãos e refugiados agradecem ao Papa atenção à Síria

Cristãos e refugiados agradeceram ao Papa pela sua “constante atenção à Síria”, que vive há mais de seis anos em contexto de guerra civil

Da redação, com Agência Ecclesia

O secretário do Serviço para o Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé), dicastério recentemente criado pelo Papa Francisco, visitou nos últimos dias as comunidades cristãs e grupos de refugiados na região de Alepo, na Síria.

De acordo com um comunicado publicado pela sala de imprensa Santa Sé, o monsenhor Giovanni Pietro Dal Toso recebeu os agradecimentos que estas pessoas deixaram ao Papa pela sua “constante atenção à Síria”, que vive há mais de seis anos em contexto de guerra civil.

Durante a sua estadia em território sírio, o representante de Francisco teve ocasião de estar também com instituições católicas de caridade da região e de inaugurar um centro de assistência humanitária da Cáritas de Alepo, num dos bairros da cidade.

Entre as necessidades atuais da população mais atingida pelo conflito estão os bens alimentares e a roupa, a educação, a assistência de saúde e o alojamento, já que só em Alepo milhares de pessoas viram as suas casas ficar completamente destruídas, por causa dos bombardeamentos.

O monsenhor Giovanni Toso participou ainda num “momento de oração ecumênica” no âmbito da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, e encontrou-se com diversos responsáveis muçulmanos.

Um momento em que foi “destacada a responsabilidade das religiões em educar para a paz e a reconciliação”, refere a nota da Santa Sé.

De acordo com as estimativas do Vaticano, desde que a guerra civil começou na Síria, em março de 2011, já morreram naquele país pelo menos 300 mil pessoas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo