síndrome respiratória

Alemão morre vítima de infecção causada pelo coronavírus Mers

O alemão de 65 anos contraiu o coronavírus Mers em fevereiro, durante uma visita à Península Arábica

Da redação, com Agência Brasil

Autoridades Sanitárias Alemãs anunciaram nesta terça-feira, 16, que um alemão de 65 anos morreu vítima de uma infecção provocada pelo coronavírus da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers), que foi contraída em fevereiro durante uma visita à Península Arábica.

A doença registra uma taxa de mortalidade de cerca de 35%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cujo comitê de emergência reúne-se hoje para discutir a evolução do Mers na Coreia do Sul.

Segundo um comunicado do Ministério Regional da Saúde do Estado da Baixa Saxônia, o homem morreu no dia 6 de junho em um hospital de Ostercappeln, no Oeste do país, com uma doença pulmonar que surgiu após a infecção provocada pelo Mers.

O alemão fez uma viagem em fevereiro pela Península Arábica, onde “provavelmente” contraiu o vírus quando visitou um mercado com animais, acrescentou a nota.

Na volta, o alemão foi atendido em um hospital em Osnabruck, no Oeste do país, onde foi colocado em quarentena. Segundo o ministério, o paciente conseguiu superar a infecção naquele momento. Posteriormente, ele contraiu uma outra doença pulmonar e acabou morrendo.

Cerca de 200 pessoas que estiveram em contato com o sexagenário foram submetidas a testes e nenhuma está contaminada, disse o ministério. Na Arábia Saudita, mais de 950 pessoas foram contaminadas com o vírus e 412 morreram desde 2012.

Recentemente, a síndrome respiratória foi registrada na Coreia do Sul. O último balanço registrou 19 mortes e 154 casos de contaminação, dos quais 17 foram declarados como curados.

No último sábado, 13, um sul-coreano foi hospitalizado de urgência em Bratislava, na Eslováquia, por suspeita de infecção com o coronavírus, mas os exames realizados excluíram essa hipótese, informou na segunda-feira, 15, o Ministério da Saúde eslovaco.

O Mers é um vírus mais mortal, mas menos contagioso do que o responsável pela Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars, na sigla em inglês) que, em 2003, fez cerca de 800 mortos em todo o mundo.

O vírus provoca uma infecção pulmonar e causa febre, tosse e dificuldades respiratórias. Não há, por enquanto, vacina ou tratamento.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo