Capital Tirana receberá líderes religiosos e especialistas internacionais para discutir propostas que coloquem fim a conflitos
Da Redação, com Rádio Vaticano
A cidade de Tirana, capital da Albânia, será sede de um evento internacional dedicado à construção da paz. De 6 a 8 de setembro, a cidade vai receber líderes religiosos e especialistas de instituições internacionais para o lançamento de propostas que coloquem fim aos conflitos.
A proposta da Comunidade de Sant’Egidio de Roma (um movimento de leigos empenhados na comunicação do Evangelho e na caridade), junto às igrejas católica e ortodoxa da Albânia, é promover o encontro internacional intitulado ‘A paz é sempre possível – Religiões e Culturas em diálogo’.
Para a abertura do evento, o Papa Francisco deve enviar uma mensagem. Nos dias seguintes, líderes religiosos da Europa e do Mediterrâneo, Ásia e África, junto a exponentes da cultura e das instituições internacionais devem se dividir nas mesas de discussão. Além disso, o evento contará com testemunhos dos países em conflito, como da Síria, Iraque, Nigéria e Líbia. Na ocasião, também será lançado um forte apelo para que se realizem tréguas humanitárias e que venha iniciado o trabalho de construção da paz.
A Albânia foi o país escolhido para sediar o evento porque a ideia é que a paz comece a ser construída a partir das periferias, como vem enfatizando o Papa Francisco. Ele, inclusive, visitou o país em setembro do ano passado. Além disso, esse pequeno país, que hospeda a mais forte presença muçulmana do velho continente, se transformou num modelo de coabitação entre as religiões e as culturas.
Confira
.: Todas as notícias sobre a viagem do Papa Francisco à Albânia