O servo de Deus Benedict Daswa, morto há 19 anos por ter combatido crenças supersticiosas, poderá se tornar o primeiro santo da África do Sul. A diocese de Tzaneen concluiu recentemente a fase diocesana da sua causa de beatificação.
Fruto de 5 anos de pesquisas interrogando testemunhas, a documentação agora está pronta para ser examinada pela Congregação das Causas dos Santos, informaram as autoridades diocesanas cíveis. Na expectativa da fase sucessiva do processo, a Conferência episcopal sul-africana (SACBC) irá publicar uma breve biografia e um DVD para difundir a vida e a obra do Servo de Deus Benedict Daswa como modelo e testemunha de fé para todos.
Nascido em uma família de religião tradicional, Benedict se converteu à religião católica quando estudava para se tornar professor. Muito cedo tomou consciência de que a bruxaria era incompatível com a fé católica, assumindo assim uma posição contrária a essa prática e contra outras crenças supersticiosas. No dia 2 de fevereiro de 1990, poucos dias depois de ter rejeitado pagar uma oferta para um rito de bruxaria, foi agredido com pedras e paus, morrendo quatro meses antes de completar 44 anos.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com