Teve início nesta sexta-feira, 11, em Cracóvia, na Polônia, a Conferência mundial sobre "A Santa Sé e a política internacional nos anos de João Paulo II: 1978 a 2005". O evento é promovido pela Faculdade de Estudos Internacionais e políticos da Universidade Jagellonica e pelo Instituto de Diálogo Intercultural João Paulo II, de Cracóvia.
A Conferência reúne eclesiásticos, diplomatas, estudiosos, professores e jornalistas de diferentes nacionalidades. Segundo o jornal da Santa Sé, L'Osservatore Romano, o encontro pretende apresentar as ações concretas tomadas pela Santa Sé no cenário internacional durante o pontificado de João Paulo II. Será analisada também a influência que esta atividade exerceu sobre a situação europeia e mundial naquele período.
A abertura do encontro foi realizada pelo ex-secretário do Beato João Paulo II, o Arcebispo de Cracóvia, Cardeal Stanislaw Dziwisz. Durante o encontro, o Núncio Apostólico na Polônia, Dom Celestino Migliore abordará o tema "O Beato João Paulo II e a presença da Santa Sé nas Nações Unidas".
A imagem de João Paulo II, a Comunidade internacional e o sistema global no pensamento e ação do Beato João Paulo II, também serão temas da Conferência que se concluirá neste sábado, 12.