Diversas ações serão organizadas neste ano para promover a paz, a harmonia religiosa e eliminar o terrorismo no país
Agência Fides
Importantes organizações empenhadas em promover o diálogo inter-religioso no Paquistão proclamaram 2015 o “Ano da Paz”, informou o frade Francis Nadeem, provincial dos capuchinhos no Paquistão, promotor do Conselho para o Diálogo Inter-religioso criado em Lahore, capital da província do Punjab paquistanês.
O Conselho para o Diálogo Inter-religioso, o fórum “United Religious Initiative”, a “Peace Foundation” e o movimento islâmico “Minjah-ul-Quran” declararam solenemente celebrar 2015 como o “Ano da Paz”.
A declaração foi lida e distribuída durante um encontro de oração inter-religiosa intitulada “Rezemos pelo Paquistão”, guiado pelo Fr. Nadeem e pelo líder islâmico sufi Pir Shafaat Rasool, em Lahore.
O objetivo do encontro e de todo o Ano da Paz será rezar e trabalhar pela paz, solidariedade, reconciliação, harmonia religiosa e eliminação do terrorismo no país.
Os participantes, acendendo juntos uma vela, se comprometeram a renovar seus esforços em busca da paz no Paquistão em todos os níveis, sensibilizando as consciências, os membros de suas organizações e todos os cidadãos. Sobretudo, renovaram a promessa de continuar a rezar juntos pela paz e harmonia no país.
Em 2015, todos se comprometeram a organizar seminários, conferências, passeatas, eventos culturais, competições para crianças e encontros inter-religiosos “para que o nosso amado país se torne um berço da paz e todos os cidadãos vivam sem medo, contribuindo para o progresso e prosperidade”.
Os líderes cristãos e muçulmanos também rezaram juntos a oração atribuída a São Francisco de Assis: “Senhor, fazei de mim um instrumento de tua paz”.