NO INTERIOR DE SP

Abrigo para menores em Elias Fausto recebe o nome de Padre Jonas Abib

Elias Fausto, no interior paulista, viveu um momento especial nesta terça-feira. A cidade natal de Padre Jonas Abib passa a ter um centro de acolhida para menores com o nome de seu filho ilustre. Emerson Tersigni e Messias Junqueira acompanharam.

Reportagem de Emerson Tersigni e Messias Junqueira

Embora pequena, com pouco mais de 17.600 habitantes, Elias Fausto é uma gigante vocacional, berço do padre Jonas Abib e referência na missão de servir quem precisa. “Essa casa começou a ser montada em 2005, porém ela não tinha nome. Como a gente entrou agora, eu queria dar um nome para ela. Em conversa com o meu marido, a gente chegou no nome do Monsenhor Jonas Abib, que ele representa muita coisa pro município, representa acolhimento, representa amor, representa proteção. E é tudo isso que nós fazemos aqui na casa”, disse a secretária de desenvolvimento social de Elias Fausto, Raquel Bertelli.

Como na parábola da ovelha perdida, em que Jesus deixa as 99 para ir em busca da que se perdeu, a assistência social tem como missão estabelecer na vida dos menores de idade a dignidade que, por alguma razão foi violada. 

“Enquanto eles estão aqui com a gente, eles participam de todas as tarefas da comunidade, educação, vida cultural, eles fazem aula de natação, aula de desenho, aula de violão, de viola, de canto”, falou o supervisor da Casa de Acolhimento, Marcelo Augusto dos Santos.

A casa de acolhimento da criança e do adolescente de Elias Fausto, no interior de São Paulo, é, por natureza um ambiente de amor. Esta data representa a continuidade de um trabalho que se conecta com o legado de padre Jonas Abib, um sacerdote ‘feito tudo para todos’. 

“Jonas é uma figura muito ilustre aqui para nós, principalmente dentro da minha concepção, da minha família, de quando eu era jovem e tudo mais, eu me falava muito dele”, lembrou o primo de Padre Jonas Abib, Antonio Nivaldo Fogaça.

“Porque você vê um ser humano tão pequeno, tão jovem, chegando todo eh ferido. E você poder fazer parte desse processo de reestruturação é muito gratificante. Dinheiro nenhum pagaria”, expressou a psicóloga, Dara Estefani Castilho. 

Padre Jonas Abib, trajetória marcada pela dedicação à fé, à educação e à juventude. Características que inspiram nos tempos atuais a casa de acolhimento de Elias Fausto.

“Nada mais do que justo em homenagem ao Monsenhor Jonas Abib o nome dele nessa casa de acolhimento, porque além dele ter nascido aqui em Elias Fausto, hoje ele representa muito para nosso pro nosso município”, concluiu o prefeito de Elias Fausto, Joaquim Bicudo. 

E se ainda dá tempo de lembrar mais uma marca do filho ilustre desta terra, o projeto que agora leva seu nome também segue a inspiração tão exercitada por ele em vida, a de que ninguém é bom sozinho.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content