JMJ

Patronos da JMJ 2023: São Vicente, padroeiro de Lisboa

Jornada Mundial da Juventude será realizada em agosto; nesta terceira matéria da série “Patronos da JMJ Lisboa 2023”, conheça mais sobre São Vicente

Huanna Cruz
Da Redação

São Vicente / Foto: Divulgação

Faltam quatro meses para a Jornada Mundial da Juventude que será realizada em Lisboa, Portugal, de 1º a 6 de agosto. Nesse caminho de preparação, o noticias.cancaonova.com segue com a série sobre os Patronos da JMJ. Nesta sexta-feira, 14, o santo em destaque é São Vicente, padroeiro de Lisboa.

Segundo o Pároco de Óbidos, A-dos-Negros e Gaeiras, padre Ricardo Figueiredo, São Vicente foi escolhido como patrono na qualidade de padroeiro da diocese que recebe a JMJ 2023. “Assim, acreditamos que do céu ele intercede pela JMJ e pelo crescimento na santidade de todos os participantes”.

Leia também
.: Patronos da JMJ 2023: São João Paulo II, o santo que criou as Jornadas
.: Patronos da JMJ 2023: Dom Bosco, pai e mestre da juventude

O santo é celebrado anualmente no dia 22 de janeiro, sempre com muita solenidade. Trata-se de um santo mártir, tido como exemplo, em especial, pelos diáconos permanentes da diocese. 

Padre Ricardo conta que São Vicente nasceu em Huesca, capital da província de Aragão, atual Espanha. Filho de famílias relevantes na sociedade romana da época, foi desde cedo dedicado pela família ao estudo das letras, dada a sua grande inteligência.

O martírio

Sob orientação do então bispo Valério, Vicente aprofundou seus estudos e foi nomeado pelo mesmo bispo como diácono. Seu amor a Jesus, unido à eloquência com que ensinava, tornaram-no muito popular. Pelo ano 303, desencadeou-se uma grande perseguição contra os cristãos e Valério e Vicente foram presos. O bispo foi para o exílio e Vicente foi torturado e morto, dando o supremo testemunho da fé.

Segundo padre Ricardo, Vicente era jovem quando começou a grande perseguição contra os cristãos. Não deixa de ser curioso, relata, que as autoridades romanas tenham enviado o velho bispo Valério para o exílio, mas o jovem diácono Vicente tenha sido torturado para abandonar a fé. A fortaleza de Vicente mostrou que não se deve confundir juventude com tibieza e, assim, é um grande exemplo para os jovens.

“Quando eu exercia o ministério de diácono, na transição para o sacerdócio, lembro-me que vivi aquele dia 22 de janeiro de 2015 com especial intensidade, por estar a celebrar um diácono mártir, tocando-me profundamente este apelo a ter de testemunhar a fé com toda a minha vida, como fez Vicente”, ressalta Padre Ricardo.

Mais sobre a história

Narra a história que quando o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, conquistou a cidade de Lisboa aos mouros, em 1147, havia uma comunidade cristã organizada. Contudo, no furor da conquista, alguns desses cristãos presentes sob o domínio islâmico (chamados «moçárabes») foram mortos, incluindo o bispo da cidade.

Isto suscitou alguns problemas de relação entre os cristãos provenientes do norte a conquistar o atual território de Portugal, liderados por Afonso Henriques, e os cristãos que permaneceram sob o domínio árabe. Na cidade reconquistada, o rei dedicou uma Igreja a Nossa Senhora, a atual Sé de Lisboa, e um mosteiro a São Vicente, como forma de lançar uma nova fase de relações com aquela comunidade cristã que se sentia profundamente ferida. A fortaleza e a firmeza na fé tornaram-se símbolo para os cristãos de Lisboa.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo