Atividade necessita de inscrição, é gratuita e será no formato on-line; objetivo é promover diálogos e estratégias para identificar riscos para crianças e adolescentes
Da Redação, com Cáritas

Foto: Bruce Mars na Unsplash
A Cáritas Brasileira, em parceria com a SaferNet Brasil, promove um workshop com o tema “Prevenção às Violências Sexuais contra Crianças e Adolescentes em Ambiente Digital”, no dia 31 de julho, a partir das 19h. O momento integra as ações do Programa Infância, Adolescência e Juventude (PIAJ), uma das 12 áreas de atuação da Cáritas.
A atividade se dará no intuito de propor diálogos acessíveis e estratégias para que agentes da Cáritas, adolescentes e jovens possam identificar riscos, fortalecer redes de cuidado e promover a cidadania digital em seus territórios.
A formação está destinada a agentes Cáritas e às crianças e jovens que estão envolvidos(as) com as ações da Rede, porém, as inscrições também estarão abertas para pessoas que têm interesse no tema e/ou atuam na proteção de jovens e adolescentes. O evento será realizado de forma virtual, e cada participante receberá o link via e-mail dias antes da atividade.
“Esse tema é fundamental porque a internet está presente na rotina de muitas crianças, adolescentes e jovens, mas também pode ser um espaço de riscos e vulnerabilidades. Pensar a prevenção nesse contexto é proteger direitos, promover segurança e fortalecer a rede de cuidado em torno desse público. A oficina será uma oportunidade para ampliar nosso conhecimento, trocar experiências e fortalecer as práticas de proteção, garantindo que o ambiente digital seja um espaço seguro para todos”, disse a assessora nacional da Cáritas Brasileira, Laura Campos.
O workshop contará com a participação de Gustavo Barreto, assistente de projetos da SaferNet que atua na área de engajamento jovem e em projetos educacionais em cidadania digital para adolescentes e jovens.
“O workshop sobre Prevenção às Violências Sexuais contra Crianças e Adolescentes no Ambiente Digital será um espaço formativo e participativo, que busca fortalecer a atuação de agentes multiplicadores e de redes de proteção de crianças e adolescentes na internet. Com base no guia Meninas em Rede e na metodologia de educação entre pares, a atividade abordará os principais riscos online, estratégias de prevenção e canais de ajuda e denúncia”, afirmou Barreto.
SaferNet
A SaferNet Brasil é uma organização que atua na promoção dos direitos humanos no ambiente digital, tem o foco na educação e orientação sobre o uso das redes de modo seguro e responsável, especialmente com crianças e adolescentes. Além disso, a SaferNet combate crimes cibernéticos, oferece suporte às vítimas de violência online e desenvolve projetos de educação e conscientização.
Assim, por meio da SaferNet é possível denunciar crimes cibernéticos, através de um canal de atendimento chamado Central Nacional de Denúncias, que é vinculado ao Ministério Público Federal.
A Cáritas Brasileira desenvolve, há mais de 25 anos, o PIAJ, atuando no campo da proteção social e defesa de direitos das infâncias, adolescências e juventudes. Colaborou inclusive na incidência política pela promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, que no último dia 13 de julho completou 35 anos.
Para participar do workshop, faça sua inscrição em: https://forms.gle/4Y5RH7UDQvaABfEp8