Capelinha das Aparições

Voluntários do Santuário de Fátima rezam terço pelas vítimas da Covid-19

“Fazer voluntariado no Santuário de Fátima é ter contato direto com várias experiências de fé que nos tocam e enriquecem”, disse padre Carlos Cabecinhas

Da redação, com Santuário de Fátima

Santuário de Fátima /Foto: Santuário de Fátima

A pandemia que o mundo enfrenta, desde dezembro de 2019, obrigou o Santuário de Fátima a redefinir o Plano de voluntariado. Na tarde desta terça-feira, 3, cerca de 106 dos 368 voluntários do Santuário de Fátima tiveram um reencontro, no dia em que habitualmente se realizaria o tradicional passeio, mas que este ano ainda não foi possível levar a cabo.

O momento aconteceu na Capelinha das Aparições. Os voluntários e demais peregrinos ali presentes rezaram o terço, conforme o pedido ali deixado por Nossa Senhora.

“É com alegria que, hoje, aqui, nos reunimos para rezar em conjunto como comunidade orante”, disse o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, convidando à oração “pelo fim da pandemia e sua vítimas”.

“A oração é força na fragilidade e na oração descobrimos o imenso amor de Deus por nós”, lembrou. O sacerdote explicou ainda que as atuais circunstâncias “levaram a afastamento físico e a uma diminuição do número de atividades desenvolvidas no Santuário de Fátima”.

Pandemia

O programa teve continuidade no Centro Pastoral de Paulo VI. Padre Carlos recordou que o afastamento impossibilitou a participação na sua missão durante longos meses, mas agora “é uma alegria poder haver este reencontro depois destes tempos tão longos com tantas limitações, em que praticamente não foi possível fazer encontros com voluntários”.

Leia também
.: Reitor do Santuário de Fátima convida a rezar pelo fim da pandemia

Este já era habitualmente um dia de encontro, “mas em outros moldes, pois era o dia em que se realizava o tradicional passeio de voluntários”. A expectativa é que no próximo ano todos estejam novamente reunidos neste dia.

“Tivemos saudades de vocês, e agora é importante acreditar que vamos poder retomar a nossa atividade habitual, com todos os cuidados”, disse o sacerdote. Ele dirigiu ainda uma palavra de profunda gratidão pelo serviço dos voluntários e compreensão nestes tempos tão diferentes e difíceis.

Agradecimento aos voluntários

O responsável pelo Santuário de Fátima, quis “agradecer o testemunho, com a consciência de quem sabe que o Santuário não poderia cumprir a sua missão como cumpre sem o vosso serviço”.

O Santuário conta, desde início, com muitas pessoas “que, de forma voluntária, procuraram dar o seu contributo, nomeadamente no acolhimento dos peregrinos, bem como nos vários serviços em que era necessário assegurar”. Foram ainda evocadas a Associação das Servas de Nossa Senhora, o Corpo Nacional de Escuteiros e ainda a Fundação Nuno Alvares, que “também dão um importante contributo ao serviço dos peregrinos”.

“Cada um a seu modo sois rosto para os nossos peregrinos, muitas vezes são o primeiro contato, e mesmo nos serviços mais escondidos, permitis que a voz do Santuário chegue mais longe e a nossa gratidão é também por tudo isso”, reiterou.

Padre Carlos explicou ainda que “ser rosto do Santuário é igualmente uma responsabilidade grande”. Segundo o presbítero o serviço voluntário no Santuário de Fátima permite “ter contato direto com várias experiências de fé, que nos tocam, que nos enriquecem”.

Louvai o Senhor, que levanta os fracos

O encontro terminou com uma reflexão do padre José Nuno Silva, Capelão do Santuário de Fátima. Ele apresentou o tema pastoral que o Santuário viverá: “Louvai o Senhor, que levanta os fracos”.

“Fátima é um lugar onde o Senhor levanta os fracos e o vosso lugar neste lugar, é fundamental, e nas circunstâncias que estamos a viver isto torna-se particularmente importante, porque, ao fim de décadas do Homem a autoiludir-se acerca da sua fragilidade, e desde dezembro de 2019, teve início este processo que veio relembrar isto”, disse o sacerdote.

Voluntariado

A pandemia da Covid-19 obrigou o Santuário de Fátima a redefinir o Plano de voluntariado. Ele passou a centrar-se na resposta às necessidades emergentes, como o acolhimento e a monitorização das regras de segurança sanitária nos diferentes espaços da Cova da Iria, dos celebrativos aos museológicos.

As tarefas de voluntariado estão distribuídas por 17 grupos: apoio à comunicação social, apoio aos serviço, acolhimento no serviço de Informações, acolhimento na Capela da Reconciliação, apoio à música litúrgica, acólitos, Coro do Santuário de Fátima, leitores nas celebrações, Ministros Extraordinários da Comunhão, Schola Cantorum, apoio à expedição das publicações, apoio nos retiros de doentes, apoio aos peregrinos a pé, acolhimento no Posto de Socorros, acolhimento no Museu do Santuário de Fátima, acolhimento nas celebrações, apoio à ornamentação dos espaços.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo