PAZ

Via Sacra com mais de mil crianças clama pela paz em Jerusalém

Na segunda semana da Quaresma, mais de mil crianças das escolas cristãs de Jerusalém rezaram juntas na Via Dolorosa clamando a paz

Da redação, com Vatican News

Alunos das escolas cristãs de Jerusalém se reuniram e clamaram pela paz / Foto: Reprodução Youtube

A Via Sacra tem origem nos textos bíblicos da paixão e morte de Jesus. Desde 1233, quando os franciscanos se estabeleceram definitivamente em Jerusalém, milhões de peregrinos de todo o mundo percorreram e percorrem ainda hoje a Via Dolorosa.

Na segunda semana da Quaresma, a Via Sacra teve também um colorido especial, com os alunos de todas as escolas cristãs de Jerusalém que reuniu mais de mil, entre crianças, jovens, pais e professores das escolas da Custódia, das escolas Armênia, Anglicana, Patriarcado Latino e Irmãos La Salle.

A oração teve início no Santuário da Flagelação, onde foi distribuído um lenço branco com uma oração de paz, sinal de oposição à violência e às guerras deste tempo. A procissão percorreu então a cidade antiga, passando pelas estações da Paixão de Jesus e terminando na Paróquia de São Salvador.

“Caríssimas jovens, esta manhã fizemos algo muito importante e significativo: percorremos a Via Dolorosa, a Via Sacra, disse o Custódio da Terra Santa. “Queremos ser discípulos de Jesus e seguir os seus passos. Por isso pedimos a graça de manter o nosso coração livre do ódio e do desejo de vingança. Pedimos a graça de que todos os muros feitos de inimizade e de ódio sejam derrubados e que sejam construídas pontes de reconciliação entre as pessoas e entre os povos.

No final da Via Sacra S.E Dom Adolfo Tito Yllana, Delegado Apostólico para Jerusalém e Palestina concedeu a bênção com a relíquia da Cruz de Cristo.

Fr. FRANCESCO PATTON, ofm- Custódio da Terra Santa

Quisemos fazer esta Via Sacra com os estudantes das escolas cristãs precisamente para invocar o dom da paz. Podemos dizer que foi uma Via Sacra ecumênica, havia praticamente todas as igrejas, portanto, cristãos de todas as confissões unidos em oração, unidos no desejo de percorrer o mesmo caminho que Jesus percorreu para nos salvar. E nosso desejo é caminhar com Ele, como seus discípulos, como discípulos de Jesus, invocando o dom da paz, pois sabemos que Jesus morreu pela reconciliação da humanidade. E, portanto, não há oração melhor do que aquela, ouso dizer, que celebra a paixão e a morte de Jesus, para invocar o dom da paz.

Pe. ARDEN-Escola Armênia

Isso é importante para nossos estudantes. Eles sabem que precisamos de paz no mundo. E é pela paz que devemos orar. Nossos alunos estão envolvidos nessa missão. Rezando por Gaza, pela Palestina e por Israel.

Pe. DAOUD KASABRI- Escola La Salle

O que fizemos hoje foi muito importante. Todos os católicos, todas as escolas cristãs de Jerusalém, unidas em oração. Estamos aqui com os estudantes de Jerusalém elevando a nossa súplica a Deus, orando pela paz em Gaza, em Israel, na Palestina. Em qualquer parte do mundo onde há pessoas sofrendo com a guerra.

Fr. IBRAHIM FALTAS, ofm- Vigário Custodial

Todas estas crianças são crianças das escolas cristãs de Jerusalém que fizeram esta Via Sacra, o caminho da paz. Todos rezaram para que esta guerra acabe. Rezaram pelos seus irmãos que estão em Gaza, que morrem de fome, de sede, de frio. Muitos estão feridos, não têm possibilidade de tratamento. Hoje foi um dia de clamor ao Senhor pela paz.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo