30/09 e 04/10

Vaticano se prepara para consistório e abertura do Sínodo

Novos cardeais estarão na missa com o Papa no dia 4 de outubro, abertura do Sínodo dos Bispos

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Basílica de São Pedro/ Foto: Canção Nova Roma

O departamento para as celebrações litúrgicas do Vaticano divulgou uma nota nesta segunda-feira, 11, sobre os preparativos para os próximos dois grandes eventos da Igreja. No dia 30, como já anunciado, será realizado o consistório para a criação de novos cardeais e, no dia 4 de outubro, a missa presidida pelo Papa com os novos cardeais, marcando o início do Sínodo dos Bispos sobre sinodalidade.

No sábado, o consistório terá início às 10h (hora local, 5h em Brasília) na Basílica de São Pedro. O rito inclui a imposição do barrete, a entrega do anel e a atribuição do título ou diaconia. Ainda no sábado, de 11h30 às 13h30 (hora local), serão realizadas as visitas de cortesia aos novos cardeais.

A missa, presidida pelo Papa com os novos cardeais e o colégio cardinalício, será na quarta-feira, 4, na Basílica de São Pedro, às 9h (hora local, 4h em Brasília). A celebração também marcará a abertura da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre Sinodalidade.

A assembleia será mais uma etapa do caminho sinodal que começou há dois anos de forma descentralizada. Bispos das dioceses e arquidioceses em todo o mundo têm se mobilizado em torno do tema do Sínodo – “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão” – tendo já concluído as etapas diocesana e continental.

Este encontro que começa no dia 4 seguirá até 29 de outubro. Ainda haverá uma próxima Assembleia, também em Roma, em 2024, concluindo o Sínodo sobre Sinodalidade.

Leia também
.: Papa: Assembleia Sínodo dos Bispos será realizada em 2023 e 2024

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo