Passados 40 anos da constituição apostólica Divinus perfectionis Magister, conferência fará um balanço desse período no campo do estudo da vida dos santos, da teologia e do direito
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
O departamento do Vaticano para as Causas dos Santos realiza, de 9 a 11 de novembro, a conferência “Modelos de santidade e canonizações a 40 anos da constituição apostólica Divinus perfectionis Magister”. O documento do então Papa João Paulo II é datado de 25 de janeiro de 1983 e se dedica à legislação referente às causas dos santos.
O evento foi apresentado em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira, 8, na Santa Sé. A conferência busca fazer um balanço desses 40 anos no campo da hagiografia (biografia dos santos), da teologia e do direito das Causas dos Santos. Os três dias de estudo serão na Pontifícia Univeridade Lateranense, promovido em parceria com o Comitê Pontifício de Ciências Históricas.
O presidente do Comitê, padre Bernard Ardura, participou da coletiva de imprensa. Ele explicou aos jornalistas que, com a referida constituição apostólica, João Paulo II seguiu os passos de seus predecessores – sobretudo Urbano VIII e Bento XIV – para tornar cada vez mais preciso e documentado o estudo das Causas dos Santos.
O estudioso pontuou que, com as reformas de Paulo VI e, sobretudo, de João Paulo II, houve um sensível incremento de beatificações e canonizações. O próprio João Paulo II proclamou, em seu pontificado, mais de 450 santos e quase 1300 beatos, número sem precedentes na história do cristianismo. Em 2014, também o próprio João Paulo II tornou-se santo, em cerimônia presidida pelo Papa Francisco.
O estudo sobre figuras de santidade
No campo da hagiografia, uma das perguntas que se colocam é quais são as figuras de santidade que a Igreja pretende propor como modelos de vida santa ao povo de Deus. Além disso, quais são as figuras de santidade que o povo cristão apresenta à Igreja e nas quais veem exemplos a seguir.
“Procuraremos destacar a grande variedade de figuras de santidade, desde mártires, aos santos religiosos e leigos, homens e mulheres, ministros ordenados, papas, doutores, crianças e adolescentes”, explicou padre Bernard.
O sacerdote acrescentou que os dias de estudo também serão dedicados a identificar os ambientes de santidade que refletem a época atual. “Gostaríamos ao menos de tocar em alguns temas de grande importância, como o desafio da inculturação da santidade, santidade e mística, as vários dimensões e o significado do milagre nas Causas dos Santos, sem esquecer as representações dos santos, que dizem algo sobre a imagem que fazemos da própria santidade.”