Encontro com peregrinos

Papa ressalta exemplo do Santo Scalabrini: fraternidade antes da rejeição

Peregrinos que foram a Roma para a canonização de Scalabrini, Pai dos Migrantes, se encontraram hoje com o Papa Francisco

Jéssica Marçal
Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Papa Francisco chega para a audiência e vê quadro da imagem do Santo Scalabrini / Foto: Reprodução Youtube Vatican News

Ainda celebrando a canonização do beato João Batista Scalabrini, os peregrinos que foram a Roma para a cerimônia foram recebidos nesta segunda-feira, 10, pelo Papa Francisco. Religiosas missionárias, missionários seculares e leigos scalabrinianos, mas também fiéis da diocese de Como e Piacenza e migrantes de vários países se reuniram com Francisco, que recordou a abertura de coração do Santo Scalabrini.

O apostolado em favor dos emigrantes italianos foi o grande legado do beato canonizado ontem. Francisco lembrou que Scalabrini se preocupou com grande caridade e inteligência pastoral para assegurar a eles assistência material e espiritual. Também hoje as migrações são um desafio importante, ressaltou o Papa, e colocam em evidência a necessidade de colocar a fraternidade antes da rejeição, a solidariedade antes da indiferença.

“Cada batizado é chamado a refletir o olhar de Deus para os irmãos e irmãs migrantes e refugiados – são tantos –, a deixar que o seu olhar alargue o nosso olhar, graças ao encontro com a humanidade em caminho, através de uma proximidade concreta, segundo o exemplo do bispo Scalabrini”.

Propagar a cultura do encontro

O Pontífice renovou o convite a difundir a cultura do encontro, tema sempre defendido em seu pontificado. O encontro entre os migrantes e as pessoas do país que os acolhe é uma experiência enriquecedora, observou Francisco. Ele exortou os missionários scalabrinianos a se inspirarem sempre no seu santo fundador, pai dos migrantes, de forma que seu carisma renove a alegria de estar com os migrantes e de estar a serviço deles.

Peregrinos em audiência com o Papa neste 10 de outubro / Foto: Reprodução Youtube Vatican News

“Queridos irmãos e irmãs, que a santidade de João Batista Scalabrini nos ‘contagie’ com o desejo de sermos santos, cada um de modo original, único. (…) Obrigado por terem vindo partilhar a sua festa! De coração abençoo a todos e seus companheiros de estrada lá onde vivem. E, por favor, não se esqueçam de rezar por mim”, concluiu.

A canonização

O beato João Batista Scalabrini foi canonizado neste domingo, 9, em cerimônia presidida pelo Papa Francisco no Vaticano. Além dele, foi canonizado o salesiano Artémides Zatti.

Scalabrini fundou duas congregações a serviço dos migrantes: a Congregação dos Missionários de São Carlos (em 1887) e a Congregação das Missionárias de São Carlos (em 1895), auxiliado pelos irmãos Marchetti, Assunta e José.

Leia também
.: Apóstolo dos Migrantes será canonizado: conheça o beato Scalabrini
.: Scalabrini mostra que o mundo é a pátria de todos, comenta padre

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo