Para comemorar 200 anos do Sonho dos Nove Anos de Dom Bosco, Vaticano anuncia lançamento de selo e carimbo postal celebrativos
Da Redação, com ANS
Neste ano, a Família Salesiana celebra o bicentenário do Sonho dos Nove Anos de Dom Bosco, que inspirou a obra e o carisma fundados pelo sacerdote italiano. Para também comemorar, o Vaticano lançou um selo e um carimbo postal que fazem alusão a este marco especial.
O selo celebrativo reproduz uma pintura sobre tela criada em 1999 pelo pintor Mario Bogani (1932-2016) e conservada na Basílica Superior do Templo Dom Bosco, no Colle Don Bosco. Foi preparada uma tiragem que conta com 190.800 selos de 40×30 milímetros.
O desenho ilustra a visão de Dom Bosco aos nove anos, quando sonhou com um grupo de crianças próximo à sua casa. Os meninos estavam brincando, mas, em meio àquela diversão, alguns proferiram palavrões. Giovanni, então, atirou-se em sua direção, tentando silenciá-los por meio de agressões.
Veja mais
.: Conheça o legado de formação deixado por Dom Bosco no mundo
.: No dia de Dom Bosco, devotos vivem a essência do carisma salesiano
Dom Bosco relata, em suas Memórias, que um homem luminoso apareceu e o chamou pelo nome. “Não com surras”, disse a Giovanni, “mas com mansidão e caridade você terá que conquistar esses seus amigos”. Também apareceu uma mulher, que o pegou gentilmente pela mão e mostrou como as crianças se tornavam animais ferozes, indicando que ele deveria cuidar daqueles jovens.
Carimbo postal
Já o carimbo postal tem 38 milímetros de diâmetro e a ilustração do pequeno Giovanni dormindo, cercado pelas figuras presentes em seu sonho: Jesus, a Virgem Maria, lobos e cordeiros. Além disso, há as inscrições “IL SOGNO DI SAN GIOVANNI BOSCO” (que significa “o sonho de São João Bosco”) e “1824 – 2024”, em referência ao bicentenário.
Em nota, o Governatorato do Estado do Vaticano afirmou que “o Sonho dos Nove Anos de Dom Bosco foi a origem da vocação do futuro fundador da Congregação Salesiana e a fonte inspiradora da sua filosofia educativa permeada por três princípios: razão, religião e amorevolezza. Para Dom Bosco era impossível educar um jovem através da razão sem alguém que o amasse, compreendesse os seus problemas e o apoiasse para resolvê-los”.