Em entrevista coletiva, comissão que está preparando o evento apresentou informações sobre preparativos, programação e objetivos da Jornada
Da Redação, com Vatican News
“As crianças são ótimas mediadoras de alegria”, comentou o prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, Cardeal José Tolentino de Mendonça, ao falar sobre um grande evento que está sendo preparado para os pequenos. Este foi seu sentimento ao apresentar alguns detalhes sobre a Jornada Mundial das Crianças, que acontecerá neste ano em 25 e 26 de maio.
A novidade já havia sido anunciada pelo Papa Francisco no Angelus de 8 de dezembro do ano passado. Nesta sexta-feira, 2, um comitê concedeu uma entrevista coletiva para divulgar alguns preparativos para a primeira edição do evento que será celebrado a nível universal em Roma, no Vaticano, e a nível diocesano, organizado pelas Igrejas locais.
O tema escolhido pelo Pontífice é “Eis que faço novas todas as coisas” (cf. Ap 21,5). “Há algo de novo no Evangelho que os meninos expressam à sua maneira”, comentou o cardeal, “e é o que a Igreja quer colocar no centro, mostrando uma imagem de Igreja que sabe ser mãe, mas também sabe ser criança e ser jovem”.
Evangelização e transmissão da fé
O religioso expressou que as crianças são portadoras de uma fé concreta na humanidade. Além disso, observou que, frente ao crescimento do “analfabetismo religioso” dos mais jovens, este encontro pode ser um momento de evangelização proativa, com convívio, oração e formação.
Leia mais
.: Papa: a esperança do meio ambiente pode vir das crianças
.: Papa responde crianças: “o amor vence a guerra e nos faz felizes”
“Vivemos uma crise de transmissão que não é só da Igreja, mas também das famílias, das escolas”, reconheceu o Cardeal Tolentino de Mendonça, “e este dia é uma contribuição para uma transmissão bela, adequada às crianças”. Neste contexto, indicou que a Jornada Mundial das Crianças é um apelo para colocar os pequenos no centro dos interesses da sociedade e das famílias.
Programação, logo e outros detalhes
O coordenador do evento, padre Enzo Fortunato, aprofundou os detalhes da preparação. Ele citou o lançamento de uma mesa técnica que, juntamente com uma comissão, começou a trabalhar no evento, com o envolvimento de diversas instituições, dioceses e do Vicariato de Roma. Além disso, serão propostos três caminhos de preparação, ligados à espiritualidade, à solidariedade e à cultura.
Além disso, o sacerdote detalhou que na tarde do dia 25 de maio acontecerá um encontro com os mesmos moldes do evento “As crianças encontram o Papa”, realizado em novembro do ano passado e considerado a “edição zero” da Jornada Mundial das Crianças. Já no dia 26, o Papa Francisco celebrará a Missa na Praça São Pedro.
Na coletiva, houve a apresentação do logo do evento, que conta com uma representação da Cúpula de São Pedro, com a cruz e a lanterna, e a presença de marcas coloridas de mãos de crianças. Quanto ao seu significado, a Cúpula abraça, acolhe e protege os pequenos, cujas diferentes cores remetem à multiplicidade de culturas. A lanterna é uma metáfora dos “portadores de luz” cristãos, enquanto a cruz simboliza a paixão e a ressurreição do Filho de Deus, que se fez homem para salvar a humanidade.
Participação de crianças refugiadas
A preparação do hino da Jornada está a cargo de Dom Marco Frisina, que também irá colaborar com os coros Zecchino d’Oro, que animarão a “vigília”. Por fim, o presidente da Comunidade de Santo Egidio, Marco Impagliazzo, afirmou que a organização está comprometida com a promoção da acolhida de crianças refugiadas na Itália, oriundas de diversos países que sofrem com conflitos no mundo, e que professam outras religiões.
“Acreditamos e professamos a nossa fé ao lado de outros crentes”, sublinhou o Cardeal Tolentino de Mendonça, “e isso ficou evidente na experiência da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, que também teve iniciativas ecumênicas”. “Quando rezamos somos universais e as crianças darão um grande exemplo”, concluiu o cardeal.
As inscrições para a Jornada Mundial das Crianças podem ser feitas no site oficial do evento.