Comunicado do Governatorado do Estado da Cidade do Vaticano informou quem fará as doações da árvore e dos presépios que enfeitarão o Vaticano no natal deste ano
Da redação, com Vatican News

Foto: REUTERS – Ciro De Luca
Como acontece tradicionalmente, a decoração de Natal da praça São Pedro e da Sala Paulo VI, no Vaticano, são doadas por diferentes comunidades e países. Este ano, a árvore e o presépio que irão enfeitar a Praça São Pedro, no Vaticano, e o presépio para a Sala Paulo VI, por ocasião do Santo Natal, serão doados, respectivamente, pela província autônoma de Bolzano, Trentino-Alto Ádige, pela diocese de Nocera Inferiore-Sarno e a Costa Rica.
Segundo um comunicado do Governatorado do Estado da Cidade do Vaticano, o abeto vermelho ou abeto-da-Noruega, de quase 27 metros de altura, que será colocado no centro do hemiciclo de Bernini, virá do vale alpino de Bolzano, no oeste de Tirol do Sul, e será doado pelos municípios de Lagundo e Ultimo.
Presépio da Praça São Pedro
O presépio, que será colocado na Praça São Pedro, virá da província de Salerno, na região da Campânia, e contará com elementos típicos de Nocera: o Batistério Paleocristão de Nocera Superiore, junto com a Fonte de Helvius, situada em Santo Egídio do Monte Albino, e uma casa característica da região de Agro Nocera.
A obra representará o Mistério da Encarnação, mediante a integração de símbolos religiosos, elementos locais e figuras exemplares da espiritualidade popular. Em particular, no andar térreo, será representado um pastor, com as feições do Servo de Deus, Padre Enrico Smaldone, acompanhado de duas crianças, prestes a subir uma escada, que indica Cristo, único Centro do percurso educativo.
Em um lado, uma casa recordará os pátios típicos das casas locais, com uma grande porta em tufo cinza de Nocera, que se abre para uma sala espaçosa; será representada também uma pintura da Virgem das Três Coroas de Sarno, criada pelos mestres floristas dos Casatori.
No centro, Santo Afonso Maria de Ligório estará sentado ao lado de um cravo, instrumento musical, em contemplação do mistério da Encarnação, que entoa o canto “Tu scendi dalle stelle” (“Tu desces das estrelas”), acompanhado por duas crianças. No interior, ainda haverá um relógio de pêndulo, que recorda o santo Doutor da Igreja, que, a cada hora, rezava uma Ave-Maria.
Cena principal
No andar superior do Presépio, será representada parte do Batistério Paleocristão de Nocera Superiore, com 12 colunas que sustentam o resto da cúpula. Uma mulher na sacada observa maravilhada o que está acontecendo.
No centro, a cena principal representa Jesus, Maria e José, com o boi e o burro, os Três Reis Magos, que adoram o Menino, e uma pastora, que oferece as riquezas do território diocesano (legumes, alcachofras, nozes, cebolas locais, tomates São Marzano, corbarino). Dois gaiteiros acompanham a cena com suas músicas, enquanto um pastor, com as feições do Servo de Deus, Alfonso Russo, simboliza o valor do sofrimento e do voluntariado; enfim, um pescador, segurando uma grande âncora, aponta para a Porta Santa, aberta da Basílica de São Pedro, simbolizando o Jubileu.
À esquerda do presépio, um anjo anuncia a Encarnação do Verbo a um pastor adormecido e seu acompanhante, enquanto uma escada, com portão de ferro forjado, simboliza a passagem da vida antiga para a vida nova em Cristo. Todo o Presépio será iluminado e dominado por um grande e brilhante cometa, com sua cauda em forma de âncora. Por fim, o Presépio é completado por figuras de pastores, em estilo napolitano, inspiradas na escola do período do século XVIII.
Presépio para a Sala Paulo VI
Para o presépio, que será colocado na Sala Paulo VI, o tema escolhido por Costa Rica é “Nacimiento Gaudium”. A obra, da artista costarriquenha, Paula Sáenz Soto, visa não apenas destacar a mensagem natalina de paz, mas também lançar um apelo ao mundo para proteger a vida, desde a sua concepção.
Além do abeto escolhido para a Praça São Pedro, outras árvores menores, serão levadas para o Vaticano, também pela província de Lagundo e Ultimo, para decorar os escritórios e edifícios da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano.