Santuário São Francisco de Assis, na capital federal, foi elevado a Basílica Menor; missa de instalação será no dia 13 de maio
Da Redação, com CNBB e arquidiocese de Brasília
O Santuário São Francisco de Assis, em Brasília (DF) foi elevado a Basílica Menor, passando a ser a primeira igreja com este título no local e entorno. A Santa Missa de instalação será no dia 13 de maio, às 18h.
O anúncio do parecer favorável, pelo Vaticano, foi feito pelo arcebispo de Brasília, Cardeal Paulo Cezar Costa, no último dia 3 de fevereiro. Foi o próprio cardeal quem fez o pedido de elevação em setembro do ano passado com o apoio do presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e do Ministro Provincial.
No dia 6 de dezembro de 2022, o dicastério do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos assinou o decreto, concedendo ao Santuário São Francisco de Assis o Título de Basílica Menor, conforme documento nº 551/22 assinado pelo prefeito, Cardeal Arturo Roche, e pelo secretário, Vitório Francisco Viola.
O título de Basílica Menor
Algumas igrejas têm particular importância para a vida litúrgica e pastoral. Assim, podem ser honradas pelo Sumo Pontífice com o título de Basílica Menor, o que significa um vínculo particular com a Igreja Romana e com o Sumo Pontífice.
No Brasil, existem cerca de 80 basílicas menores criadas. Esta nova basílica menor, na capital federal, já atende cerca de 4 milhões de pessoas.
A basílica deve ser um lugar ligado a um santo que tenha devoção por parte dos fiéis, que seja igreja de celebração da liturgia (Eucaristia, confissões e Liturgia da Horas), que seja um templo onde a celebração seja cuidada com zelo e que tenha uma comunidade presbiteral capaz de prestar o necessário serviço sacerdotal.