25 de janeiro

Tríduo na Catedral da Sé prepara Festa da Conversão de São Paulo

Missa Solene no dia 25 de janeiro será presidida, como de costume, pelo arcebispo metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer

Da Redação

Vista parcial da Catedral da Sé em São Paulo

Foto: Rodrigo Soldon via Flickr

A Arquidiocese de São Paulo se prepara para celebrar, no domingo, 25 de janeiro, a Solenidade da Conversão de São Paulo Apóstolo, na Catedral da Sé. A programação do tríduo preparatório, que traz como tema “Tu serás a sua testemunha diante de todos os homens daquilo que viste e ouviste (At 22, 15)”, foi divulgada nesta segunda-feira, 12.

Nos dias 22, 23 e 24 de janeiro, o Ofício Divino, também conhecido como Liturgia das Horas, será rezado às 11h30, seguido da Celebração Eucarística, às 12h. No dia da solenidade, 25 de janeiro, a Missa Solene está prevista para às 9h e será presidida pelo arcebispo metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer. Ainda no mesmo dia, a Catedral da Sé acolherá outras duas celebrações eucarísticas, às 11h e às 16h.

Nas redes sociais, a Arquidiocese dirigiu um convite especial aos fiéis: “Vamos juntos agradecer a Deus por este grande apóstolo e rezar para que seu testemunho encontre espaço em nossa cidade (…). Venha celebrar conosco. Esperamos por você.”

Em 2025, a solenidade foi iluminada pelo tema do Ano Santo, “Peregrinos de Esperança”. Na ocasião, Dom Odilo exortou os fiéis: “Que Deus conceda a todos nós uma esperança firme, que nos faça trabalhar com constância na superação dos males que ainda afligem a nossa cidade e o nosso estado. A esperança cristã é baseada na fidelidade de Deus às suas promessas e no seu amor que não nos abandona (…). Que o apóstolo São Paulo nos ensine todos os dias com a sua coragem de conversão e interceda por nós.”

Festa da Conversão de São Paulo

A festa litúrgica da Conversão de São Paulo, própria da Igreja latina, surgiu no século VI. Celebrada em 25 de janeiro, a comemoração convida os fiéis a contemplar as diversas facetas do Apóstolo por excelência. Desde o momento em que, a caminho de Damasco, foi vencido pelo amor de Cristo, São Paulo passou a pertencer inteiramente a Jesus, tornando-se, a partir dessa experiência de conversão, o maior anunciador do Evangelho entre os povos.

Aniversário da cidade de São Paulo

Neste ano, no dia 25 de janeiro, a cidade de São Paulo celebrará seus 472 anos de fundação. A data remete a 1554, quando os padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta fundaram o Colégio de São Paulo de Piratininga, no então planalto paulista, dando origem ao núcleo que mais tarde se transformaria na maior metrópole do Brasil. A escolha do nome da cidade está diretamente ligada ao apóstolo São Paulo, cuja conversão é celebrada justamente neste dia, unindo, desde suas origens, a história civil e a fé cristã que marcam profundamente a identidade paulistana.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content