''Jovens Santos''

Testemunho: vida de Frassati deixou rastro que aponta "para o Alto"

Responsável pelo site oficial de Pier Giorgio Frassati no Brasil, Eduardo Henrique destaca força do testemunho de vida do jovem que levou muitos outros ao caminho de santidade

Kelen Galvan
Da redação

Pier Giorgio Frassati / Foto: Reprodução TV Canção Nova

Um jovem que se tornou padroeiro dos esportistas e alpinistas, além de ser declarado padroeiro da Juventude Vicentina: Pier Giorgio Frassati será canonizado neste domingo, 7, pelo Papa Leão XIV, no Vaticano, juntamente com Carlo Acutis. Apesar de ter vivido há mais de um século e ter falecido com apenas 24 anos, Frassati deixou um grande legado para a juventude. 

“Um exemplo a ser imitado e um amigo para se familiarizar”, disse o Papa João Paulo II aos jovens no dia da beatificação de Pier Giorgio, em 20 de maio de 1990.  

Leia também
.: Carlo Acutis aproxima o caminho de santidade para nós, diz frei

.: Frassati e Acutis inspiram a viver santidade no cotidiano, contam jovens
.: Carlo Acutis: conheça vida do adolescente santo da Igreja
.: Pier Giorgio Frassati: jovem reconhecido pelas virtudes e vida de fé

Frassati durante uma escalada / Foto: Associação Pier Giorgio Frassati Torino

O responsável pelo site oficial de Pier Giorgio no Brasil, Eduardo Henrique da Silva, que também é professor universitário e leigo consagrado passionista, destaca que Frassati foi um jovem de personalidade profundamente íntegra e, ao mesmo tempo, muito determinado, marcante e imponente.

“Ele não se deixou aprisionar a uma única área da vida: foi esportista apaixonado pelo montanhismo e pelo esqui, estudante aplicado de Engenharia de Minas, engajado em debates sociais e políticos, membro ativo da Ação Católica e associações caritativas ligadas à Igreja, além de ter sido um fervoroso leigo dominicano”, exemplifica.

Ele recorda que Frassati foi um jovem que fez política como orienta a Doutrina Social da Igreja e que não tinha medo de se envolver nas causas sociais quando o objetivo era o bem comum.

“O que une todas essas áreas – tão distintas à primeira vista – era o seu testemunho de coerência entre fé e vida (…) o beato Frassati soube viver o Evangelho no esporte, na universidade, na política, no cuidado com os pobres e na espiritualidade. Por isso, tornou-se referência para jovens atletas, estudantes, políticos e leigos engajados. Ele mostra que a santidade não se restringe a um setor específico, mas pode iluminar e transitar em todos os âmbitos da vida”.

Inspiração para outros

Apesar de curta, a vida de Frassati foi tão intensa que deixou um rastro de esperança e um sinal que aponta “para o Alto”. Muitos foram alcançados pela força de seu testemunho e afirmaram, em diários e cartas, que o exemplo de Pier Giorgio os levaram a “uma mudança de vida radical”, recorda Eduardo. 

“No seu seguimento podemos destacar o Beato Alberto Marvelli, e homens que exerceram grande atividades na sociedade, entre eles destacamos: Giuseppe Lazzati, político e reitor na Universidade Sacro Cuore di Gesù em Milão; Giorgio La Pira, prefeito de Florença, que está em processo de beatificação”, cita.

Eduardo Henrique da Silva / Foto: Arquivo Pessoal

Eduardo conta que ele mesmo foi alcançado pelo testemunho de Pier Giorgio. Conheceu o beato quando tinha 14 anos através de uma estampa. O sorriso daquela foto o instigou a querer saber mais sobre o beato. Começou a pesquisar, até que chegou ao cardeal Dom Paulo Evaristo, que o colocou em contato com o cardeal de Turim, cidade onde o beato viveu. Depois, com a irmã de Pier Giorgio, Luciana Frassati Gawronska, e a sobrinha de Pier Giorgio, Wanda Gawronska, com quem cultiva um estreito laço de amizade e gratidão. “Com o entusiasmo de torná-lo conhecido surgiu a ideia da criação do site, que já está há 15 anos no ar”.

Eduardo ressalta que o convite de Frassati é o convite do acolhimento, da abertura ao novo, de ressignificar a vida, o belo, a amizade e resgatar a esperança. “Pier Giorgio é aquele que se apresenta no silêncio, estende a mão e quando você o deixa segurar, é a certeza do amigo que nunca te abandonará. É uma inspiração, um estímulo de que a vivência da santidade pode ser testemunhada em todos os lugares, principalmente no trabalho, na família e na sociedade”, afirma.

Ele destaca que o itinerário espiritual de Frassati foi o “amor apaixonado” por Jesus. “A Missa, a Adoração Eucarística e a devoção à Nossa Senhora indicava a missão de colocar em prática o serviço aos mais necessitados. É a mais nobre herança que ele deixou como caminho da santidade”, afirma.

O homem das bem-aventuranças

Encontro de Jovens em Roma / Foto: Associação Pier Giorgio Frassati

Assim o então Cardeal Karol Woytila, futuro Papa João Paulo II, se referiu a Pier Giorgio Frassati em uma exposição sobre ele na Cracóvia. Eduardo destaca que, no contexto evangélico, as “bem-aventuranças” são o ápice de quem realiza a vontade de Deus.

“Nesse sentido, Pier Giorgio viveu na íntegra as bem-aventuranças, era puro de coração, afável, pacificador, faminto por justiça e perseguido por ela. Ele era conhecido pelo seu amor aos pobres, consolando os sofredores e agindo em prol da justiça, tudo isso com a alegria de um filho de Deus”, comenta.

Frassati mais conhecido no Brasil 

Pier Giorgio Frassati ainda é pouco conhecido no Brasil, mas Eduardo acredita que sua canonização abrirá “novas portas” para que sua história seja difundida. “A canonização do beato Frassati será um marco, tornando seu testemunho de vida mais próximo e acessível, oferecendo aos jovens de hoje um modelo de fé encarnada na realidade, capaz de unir alegria, jovialidade, amizade, coragem e compromisso social”, enfatizou.

“Pier Giorgio Frassati mostra-nos, ao vivo, o que significa verdadeiramente para um jovem leigo dar uma resposta concreta ao ‘Vem e segue-me”, afirmou João Paulo II em um encontro com os jovens em Turim, no dia 13 de abril de 1980.

Assista também à reportagem:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo