Apoio gratuito

Terra Santa: Custódia oferece moradia para manter presença dos cristãos

Frades Franciscanos oferecem moradia gratuita para incentivar os cristãos a permanecerem na Terra de Jesus

Da Redação, com Custódia da Terra Santa

Custódia da Terra Santa oferece mais de 582 casas em Jerusalém para que os cristãos possam morar e não deixar a Terra de Jesus / Foto: Reprodução – Custódia da Terra Santa

Fornecer habitação digna para manter viva a presença cristã na Terra Santa. Este tem sido um meio utilizado pela Custódia da Terra Santa para evitar o êxodo dos cristãos da Terra de Jesus.

Em meados do século passado, a Custódia oferecia “pão e azeite” como ajuda cotidiana nas suas paróquias; hoje, oferece moradia. São mais de 582 casas em Jerusalém distribuídas dentro e ao redor da cidade antiga. Também 72 casas em Belém, abrigando cerca de 2.050 pessoas. Até o momento, são mais de 700 os pedidos de moradia, dos quais pelo menos 250 são urgentes.

Leia também
.: Cristãos do mundo todo ajudam obras franciscanas na Terra Santa
.: Escolas Franciscanas na Terra Santa ajudam estudantes carentes
.: Na Terra Santa, associação ajuda famílias a conseguir água potável

“Esta casa é toda a minha vida. Esta casa é um lugar especial para mim e não poderia nunca a deixar. Meu filho Musa tentou várias vezes me persuadir a ir morar fora do país, mas sempre respondi com recusa absoluta”, conta Graziella Qamar, moradora da cidade antiga de Jerusalém.

Ela divide a casa com mais de 20 famílias e expressa gratidão aos franciscanos, que não cobram aluguel dos moradores. “Eles não nos pedem um centavo e não nos pedem para deixar a casa. Mais de 20 famílias moram neste imóvel, nenhuma delas paga aluguel. A Custódia restaurou muitas casas. Estou aqui desde 1961 e os Frades franciscanos nunca me pediram para pagar aluguel. Deus abençoe os frades pelo que oferecem às pessoas.”

Os frades franciscanos na Terra Santa não se limitam apenas a guardar e conservar as Pedras desses lugares, mas também cuidam das pedras vivas, isto é, dos cristãos locais e especialmente daqueles que se encontram em condições difíceis. Um exemplo desse compromisso é representado pela Casa da Criança de Belém, fundada em 2007, que hoje acolhe mais de 24 crianças e adolescentes que se encontram em condições particulares de vulnerabilidade social.

“Meu pai está doente, tem muitos problemas de saúde e não trabalha. Graças a Deus, minha mãe encontrou um emprego recentemente. Nossa casa é muito pequena e todos juntos não cabemos nela, mas graças a Deus comemos, bebemos e estamos vivos”, afirma Joseph Sayeh, de Belém.

A Terra Santa é abençoada pela presença e missão dos Frades Franciscanos. A misericórdia, o apoio aos pobres e aos mais necessitados, como o fornecimento de moradias para as pedras vivas que vivem em condições difíceis, representam uma ajuda concreta para manter a presença cristã na Terra de Jesus.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo