Divulgação

Servo de Deus Padre Cícero ganha perfil oficial em rede social

Perfil servirá como um canal para divulgar fatos diversos sobre a vida do sacerdote, além de informações sobre o andamento de seu processo de beatificação

Mauriceia Silva
Da redação

Foto: Reprodução

O Servo de Deus Padre Cícero Romão Batista, também conhecido como o Patriarca do Nordeste, agora tem um perfil oficial no Instagram. Nesta quarta-feira, 12, foi criado o perfil @peciceroromao, com postagens diversas sobre o sacerdote, o andamento de seu processo de beatificação e fatos marcantes de sua história. 

O perfil se aproxima dos 2 mil seguidores e as informações ajudarão a tornar o Servo de Deus ainda mais conhecido. Padre Cícero marcou de forma particular a vida dos católicos do Juazeiro do Norte (CE).

Foto: Diocese de Crato

Processo de beatificação

No dia 20 de Agosto de 2022, a Diocese de Crato anunciou a abertura do processo para beatificação do chamado “Patriarca do Nordeste”, padre Cícero Romão Batista. O anúncio foi feito no largo da Capela do Socorro, em Juazeiro do Norte, ao final da tradicional missa em sufrágio da alma do sacerdote. O bispo de Crato, Dom Magnus Henrique, foi quem fez o anúncio da abertura do processo de beatificação do Servo de Deus. 

Na fase inicial do processo é feita uma investigação das virtudes ou martírio. Uma vez que o processo é concluído, o candidato passa a ser considerado venerável.

Espiritualidade no sertão do Cariri

Padre Cícero dinamizou a espiritualidade católica na região do Cariri, sendo responsável pela espiritualidade de muitos nordestinos até os dias de hoje. O sacerdote nasceu na cidade do Crato, em 24 de março de 1844. Foi ordenado sacerdote em 30 de novembro de 1870. Celebrou sua primeira missa em Juazeiro (quando ainda era um povoado chamado de Tabuleiro Grande) na noite de Natal daquele mesmo ano.

A partir daí, passou a estar mais presente, atendendo o povo com suas palavras e com o seu exercício ministerial. Mas foi com um sonho que o padre Cícero percebeu como se daria a sua missão em Juazeiro. No sonho, vislumbrando a última ceia, o sacerdote percebeu a presença de inúmeras pessoas ao redor de Jesus e dos apóstolos. Seriam os flagelados da seca que assolava o interior nordestino.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo