A partir desta segunda-feira, 8, o Canção Nova Notícias exibe cinco reportagens especiais sobre as pastorais da Igreja. Na primeira delas, o assunto é a Pastoral da Comunicação e o seu protagonismo no anúncio do Evangelho.
Reportagem de Emerson Tersgini e Genilson Pacetti
Uma pastoral necessária para os tempos atuais. Esta é a pastoral da comunicação, mais conhecida como Pascom. Tudo que acontece na Igreja é levado com empenho e qualidade aos lares, hospitais e lugares onde estão aqueles que não podem se deslocar por diversas razões.
Em São José dos Campos, no interior de São Paulo, isso não é diferente. A Pastoral da Comunicação aqui na paróquia Espírito Santo existe há mais de 20 anos, mas há 13 ela passou por uma reformulação. Em meio a tantos desafios para evangelizar, até mesmo o nome da Pascom surgiu a partir do dinamismo do Espírito.
“Há 14 anos atrás, ela já pegou com esse nome, ‘Pascom PES de Cristo’. E esse ‘PES’ é a Paróquia Espírito Santo, mas também simboliza toda essa missão da gente estar sempre a caminho, em missão para comunicar e levar Jesus para todos os lugares. Nossa principal atenção e demanda é na transmissão das missas. A gente tem tanto a parte de projeção nos painéis, que existem aqui dentro para que as pessoas possam acompanhar de dentro da Igreja as leituras, os evangelhos, as músicas, como também a parte de GC que a gente manda para quem tá acompanhando a transmissão em casa e a transmissão em si. Então, a gente tem cinegrafistas, tem operadores aqui de corte, de direção de imagens para fazer com que essa missa possa chegar a todos os lugares”, explicou a coordenadora da Pascom “PES de Cristo”, Fernanda Albuquerque.
Outras funções também ganham destaque na evangelização. Fotografia, web rádio, a presença da paróquia nas redes sociais e o site com informações. Toda sexta-feira, a Santa Missa das 3 da tarde é transmitida pela webTV Pés de Cristo.
Antes da celebração, toda a comunidade se reúne para a oração do texto da misericórdia. Quem esteve comandando a transmissão nesta oportunidade foi a Camille. “Eu já participo da Espírito Santo há muito tempo, só que eu ainda não era da Pascom. Aí eu fiz um curso técnico em publicidade e acabei fazendo estágio aqui e eu me apaixonei completamente, pela área, porque já era uma área que eu gostava muito”, contou da WebTV “PES de Cristo”, Camily Ferreira.
“Eu acho que eu não sei viver sem a Pascom. Toda semana tô aqui. A gente procura ter a oportunidade para os jovens, mas assim, sempre estou aqui, servindo no que for preciso”, expressou a agente da Pascom “PES de Cristo”, Silvia Alves.
“Aqui eu faço um trabalho voluntário, mas é um trabalho que me realiza muito. Eu sei que muitas pessoas estão vendo esse trabalho, muitas pessoas são tocadas por esse trabalho. É isso que mais me encanta, é isso que mais me emociona dentro da fotografia religiosa. Eu sei que muitas pessoas estão ali encantadas com aquilo que a gente está fazendo, mas não por mim e sim por Jesus”, completou a fotógrafa da Pascom “PES de Cristo”, Jurema Katia Grego.