de 22 a 29 de maio

Semana Laudato Si’ 2022 marca os 7 anos da encíclica do Papa Francisco

Iniciativa do Dicastério para o Desenvolvimento Humano, Semana Laudato Si’ promove a proteção da Casa Comum

Da redação, com Vatican News

Foto: Bohumil Petrik/CNA

Promovida pelo Dicastério para o Desenvolvimento Humano, Semana Laudato Si’ 2022 será iniciada neste domingo, 22, e encerrada no dia 29 de maio. Ela marca o sétimo aniversário da encíclica do Papa Francisco. 

A Semana Laudato si’ apresenta eventos com ressonância global, regional e local, cada um vinculado a um objetivo particular da encíclica Laudato si’ e dos sete setores da Plataforma de Iniciativas Laudato si’. Todos eles serão focados no conceito de ecologia integral.

Espera-se a participação de centenas de milhares de católicos para intensificar os esforços da Plataforma de Iniciativas: este é um novo instrumento que permite às instituições, às comunidades e às famílias implementarem plenamente o documento do Papa.

Biodiversidade, conflitos, crises climáticas, acolhida dos pobres

Entre os tópicos principais que serão explorados estão: como os católicos podem combater o colapso da biodiversidade; o papel dos combustíveis fósseis nos conflitos e na crise climática; como todos os cidadãos podem acolher os pobres na nossa vida diária.

Entre os encontros programados, há um centralizado na possibilidade de dar força às vozes indígenas que terá a participação da Irmã Alessandra Smerilli, Secretária do mesmo Dicastério.

O programa: foco em aumentar a força das vozes indígenas

“Resposta ao Grito da Terra” é o tema da segunda-feira, 23, com um evento que será transmitido ao vivo da Universidade Católica Australiana de Roma. O tema será como reequilibrar os sistemas sociais com a natureza e contará com a participação do Padre Joshtrom Kureethadam. A sua contribuição será importante para dar força às vozes indígenas em vista da conferência da ONU sobre biodiversidade que será realizada este ano.

O tema do dia seguinte será “Apoiar a ECO-mmunity: Acolher os pobres”. A quarta-feira, 25, será dedicada à economia ecológica, analisada sob o aspecto dos combustíveis fósseis, da violência e da crise climática. Enquanto que na quinta-feira, 26, o tema será a adoção de estilos de vida sustentáveis: investimentos coerentes com a fé.

Na sexta-feira, 27, à tarde, terá a pré-estreia de um documentário sobre a “Laudato si”. No sábado, 28, à noite, será aprofundado o âmbito da espiritualidade ecológica. Por fim, no domingo, 29, será concluído com o tema da resiliência e a comunidade como parte do caminho sinodal. Para às 15h deste dia conclusivo, está previsto um encontro de oração.

Oradores internacionais

Os outros palestrantes serão: Theresa Ardler, Oficial de Ligação da Pesquisa Indígena na Universidade Católica Australiana, diretora e proprietária da Gweagal Cultural Connections; Vandana Shiva, fundadora da Navdanya Research Foundation for Science, Technology and Ecology na Índia e presidente da Navdanya International; Angela Manno, artista premiada; Greg Asner, diretor do ASU Centre for Global Conservation Discovery and Science.

O programa completo da Semana Laudato si’ Week – está disponível no link LaudatoSiWeek.org – e inclui eventos em Uganda, Itália, Irlanda, Brasil e Filipinas e – com exceção do documentário – será transmitido nos  canais Facebook e YouTube do Movimento Laudato si’.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo