22 A 28 DE MAIO

Semana de Oração pela Unidade Cristã começa na próxima segunda-feira

Comunidades no Brasil se preparam pra viver a SOUC; Tema deste ano é: “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça” (Is 1, 17)

Da redação, com CNBB

Foto: Ben White na Unsplash

A Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) começa na próxima segunda-feira, 22. Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas e, no Brasil, pelo Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC), este ano a semana é inspirada pelo tema “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça” (Is 1, 17).

O Conselho Nacional de Igrejas Cristas (Conic) promove, na abertura da semana de oração, às 19h, na Catedral Episcopal Anglicana de Brasília (DF), uma celebração. Em Minas Gerais, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (MG), a Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso do regional Leste 2 da CNBB, o Vicariato Episcopal para Ação Missionária (Veam) e a Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da arquidiocese de Belo Horizonte organizaram uma semana inteira de atividades para marcar a semana, com celebrações ecumênicas, rodas de conversa inter-religiosa e ecumênica entre outras.

Na capital da Bahia, Salvador, uma série de atividades vão marcar a semana que está sendo realizada conjuntamente pelas Igrejas Luterana, Batista Nazareth, Rosário dos Pretos. Em cada dia da semana, acontecerá uma atividade. Sendo, neste sábado, 20, às 17, na capela do Cemitério Inglês (Ieab); no domingo, 21, às 10h, na Igreja Luterana (IECLB); na terça-feira, 23, às 16h30, na Igreja Rosário dos Pretos (Icar); na quinta-feira, 25, às 19h, na Igreja da Trindade (Icar); na sexta-feira, 26, às 18h, IPU do Salvador Garcia; e no domingo, 28, às 18h, na Igreja Batista Nazareth.

No Rio de Janeiro, neste sábado, 20, às 9h, acontece a primeira atividade na Primeira Igreja Batista na fazenda Botafogo. No domingo, 21, às 15h, a oração acontece na igreja matriz de São Sebastião, em Barra Mansa. Na segunda-feira, 22, às 19h, na Igreja Evangélica Restaurando Vidas, em Jacarezinho. Na terça-feira, 23, às 19h, na Comunidade Coração Novo. Na quarta-feira, 24, às 20h, na Comunidade Bom Pastor. Na quinta-feira, 25, às 19h,  na Igreja Presbiteriana Unida, no jardim América. Na sexta-feira, 26, às 20h, no Ministério Betesda, de forma on-line. No sábado, 27 , às 20h, na paróquia Nossa Senhora de Copacabana.

Em São José dos Campos (SP), católicos e evangélicos se unirão em uma semana com atividades de oração. A abertura será na segunda-feira, 22, na catedral São Dimas.

Oferta da Semana de Oração

A oferta da SOUC simboliza o comprometimento das pessoas com a causa do ecumenismo. É uma forma concreta de mostrar que acreditamos realmente na unidade dos cristãos (João 17, 21). Os frutos das ofertas doadas ao longo da Semana são distribuídos, anualmente, da seguinte maneira: 40% para a representação regional do CONIC (onde houver), que é destinado a subsidiar reuniões e atividades ecumênicas locais, e 60% para o CONIC Nacional, para projetos de maior alcance. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo