ARCANJOS

“São Gabriel transmite graça do Espírito Santo da fortaleza”, afirma padre

Na primeira matéria da série sobre os santos arcanjos, conheça a missão de São Gabriel, o anjo da Encarnação, diante de Deus e dos homens

Gabriel Fontana
Da Redação

Imagem de São Gabriel Arcanjo / Foto: Gabriel Fontana

Aproxima-se a Festa dos Santos Arcanjos. No dia 29 de setembro, a Igreja Católica em todo o mundo recorda São Gabriel, São Rafael e São Miguel, os três arcanjos cujos nomes são conhecidos e que contam com uma especial veneração dos fiéis católicos. A partir desta sexta-feira, 27, o noticias.cancaonova.com traz uma série de matérias sobre os três arcanjos, a iniciar por São Gabriel.

Padre Fidelis Stockl / Foto: Gabriel Fontana

Membro da Ordem dos Santos Anjos, o padre Fidelis Stockl, ORC, explica que os arcanjos pertencem ao oitavo dos nove coros da hierarquia celeste, que se divide em três partes com três coros cada. A primeira parte é constituída pelos serafins, querubins e tronos, cuja função é adorar a Deus. Já a segunda é formada pelas dominações, potestades e principados, que cuidam da administração do universo.

Por fim, a terceira parte da hierarquia executa as ordens de Deus, sendo a mais próxima dos homens. O sacerdote detalha que nela estão as virtudes, os arcanjos, que são celebrados no dia 29 de setembro, e os anjos, inclusive os anjos da guarda de cada pessoa.

Devoção

Conforme revelado por São Rafael no livro de Tobias, existem sete arcanjos (cf. Tb 12,15), mas apenas três têm seus nomes conhecidos e são venerados universalmente. Antigamente, cada um era celebrado em uma data diferente (São Gabriel em 24 de março, São Miguel em 29 de setembro e São Rafael em 24 de outubro), mas, depois da Reforma Litúrgica, as festas foram unificadas.

Padre Fidelis destaca que o conhecimento existente sobre os arcanjos se baseia, sobretudo, na Sagrada Escritura, a partir dos trechos em que cada um é citado. Além disso, a Igreja se fundamenta ainda na tradição, a partir dos Padres da Igreja (no período que ficou conhecido como Patrística e se estendeu do século II ao século VII), e também na vida dos santos, por meio das experiências que viveram com os arcanjos.

Desta forma, “se queremos ter uma devoção bem fundamentada aos três arcanjos, temos que nos basear na Escritura, depois na tradição, na experiência dos santos e na piedade popular”, afirma o sacerdote. Além disso, ele salienta que é possível compreender a missão que cada arcanjo tem na história da salvação e na vida dos homens a partir de seus nomes.

“Força de Deus”

No caso de São Gabriel, seu nome significa “força de Deus”. Conhecido como o “anjo da encarnação”, ele “transmite, sobretudo, a graça do Espírito Santo de nos fortalecer e nos iluminar”, indica o padre Fidelis.

Citado diretamente no livro de Daniel e no Evangelho de São Lucas, São Gabriel também é identificado como o Anjo do Senhor que aparece ao povo de Deus ao longo do Antigo Testamento. Por meio de suas aparições, ele ajudou o povo de Deus a manter viva sua esperança para a vinda do Messias, culminando na encarnação do Verbo de Deus.

O anjo da Encarnação

Diante disso, São Gabriel Arcanjo está diretamente ligado à virtude teologal da esperança. Além disso, possui uma relação especial com a Palavra de Deus, ajudando os cristãos a compreender a Bíblia a partir de sua leitura. “Deus não falou pessoalmente com Nossa Senhora, mas confiou o anúncio a um anjo”, destaca o padre Fidelis. Desda forma, ao comunicar o plano redentor de Deus, “São Gabriel representa todos os anjos na sua missão de transmitir-nos a Palavra de Deus”.

Este momento, reflete o sacerdote, também serve como modelo da relação que os fiéis devem manter com o próprio anjo da guarda, “que está ao nosso lado, nos revela e nos comunica a vontade de Deus, assim como aconteceu com a Virgem Maria”.

“Maria primeiro silencia e reflete sobre a saudação”, sublinha o padre Fidelis. “O silêncio a ajuda a escutar e a entender. Depois, entra em diálogo com o anjo, fazendo uma pergunta, e, após entender o que Deus quer dela, dá o seu ‘sim’ ao Senhor”, comenta.

Por fim, o sacerdote aponta ainda outras curiosidades sobre São Gabriel. Ele observa que o arcanjo está ligado aos celibatários, ao Batismo e à Eucaristia, da mesma forma que os outros arcanjos se relacionam com os outros estados de vida e sacramentos.

Oração a São Gabriel Arcanjo

São Gabriel Arcanjo,
vós, anjo da Encarnação, mensageiro fiel de Deus, abri os nossos ouvidos também às suaves exortações e apelos do Coração amoroso do nosso Senhor. Nós vos suplicamos que fiquem sempre diante do nosso olhar para compreendermos bem a Palavra de Deus, a seguirmos e lhe obedecermos e, assim, realizarmos aquilo que Deus quer de nós. Ajudai-nos a estar sempre disponíveis e vigilantes, de modo que o Senhor, quando vier, não nos encontre dormindo!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo