25 de novembro

Santuário Santa Dulce dos Pobres celebrará Dia do Doador de Sangue

Celebração será às 8h30 e poderá ser acompanhada através das redes sociais do Santuário Santa Dulce dos Pobres

Da redação, com OSID

/Foto: Marcelo Camargo – Agência Brasil

O Dia do Doador Voluntário de Sangue, que é comemorado nesta quarta-feira, 25, será marcado por uma Missa em Ação de Graças no Santuário Santa Dulce dos Pobres. A celebração será às 8h30 e poderá ser acompanhada através das redes sociais do Santuário: Instagram e Facebook (@santuariosantadulce) e YouTube (santuariosantadulcedospobres). O público também poderá assistir de forma presencial, com toda segurança e comodidade. A missa contará com a participação da voluntária mirim Manuela Dourado e da freira Irmã Léo, que farão uma apresentação musical em homenagem àqueles que doam um pouco de si para salvar outras vidas.

Leia mais
.: “Ato simples, mas muito importante”, diz Papa sobre doação de sangue

“Neste dia nós queremos agradecer às pessoas que doam voluntariamente e regularmente, ajudando a manter os estoques de bolsas de sangue. Também queremos conscientizar a população para a importância da doação”, destacou a líder da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Marília Sentges. Marília ressalta que, com a pandemia provocada pela Covid-19, o estoque está em nível crítico. “Nosso apelo é para que as pessoas doem com frequência. Se todos fossem doadores voluntários, os bancos de sangue de todo o país teriam estoque suficiente para atender à demanda”, acrescentou.

No banco de sangue da UCT/OSID, as doações podem ser feitas para repor estoque ou voluntariamente para ajudar na manutenção de bolsas. O sangue coletado no núcleo é voltado prioritariamente ao atendimento da demanda interna do Hospital Santo Antônio e do Hospital da Criança. O volume excedente é encaminhado à Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), que faz a distribuição para unidades de saúde de Salvador e do interior do estado. A Unidade de Coleta está localizada na seda da OSID, na Avenida Dendezeiros do Bonfim, 161, Bonfim, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. As coletas também podem ser agendadas através do telefone (71) 3310-1224.

Leia mais
.: Doação de sangue não pode parar com pandemia, diz Ministério da Saúde

Requisitos

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 69 anos – menores, com idade entre 16 e 17 anos, devem estar acompanhados de um dos responsáveis legais; o doador deve estar bem de saúde (sem apresentar quadro de gripe ou qualquer outra doença aguda); caso esteja em uso de alguma medicação, deve listar o nome dos medicamentos para avaliação; é imprescindível apresentar documento oficial original, em bom estado e com foto atualizada (cópia somente se autenticada e legível).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo