Celebração será marcada por missa presidida pelo arcebispo de Salvador, cardeal Sergio da Rocha
Da redação, com Obras Sociais Irmã Dulce

Santuário Santa Dulce dos Pobres /Foto: Obras Sociais Irmã Dulce
Nesta quinta-feira, 27, o Santuário Santa Dulce dos Pobres completa dez anos de dedicação. Para celebrar a data, uma missa será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, cardeal Sergio da Rocha. A celebração eucarística acontecerá, às 8h30, no Santuário do Anjo Bom do Brasil. A igreja fica na Avenida Dendezeiros do Bonfim, ao lado das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).
Leia mais
.: Dez curiosidades sobre a vida e obra de Irmã Dulce
.: Outras notícias sobre Irmã Dulce
A celebração solene vai acontecer obedecendo aos protocolos sanitários por conta da pandemia. Será permitida a participação de um número reduzido de fiéis: apenas 30% da capacidade do local.
Além da participação presencial, a missa também poderá ser acompanhada pelas redes sociais do Santuário.
Santuário Santa Dulce dos Pobres
Construída em 2003, a edificação foi batizada inicialmente de Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. O primeiro nome é uma homenagem à Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, congregação a qual pertenceu Irmã Dulce.
O rito da dedicação aconteceu em 27 de maio de 2011. Na ocasião, a igreja foi elevada a Santuário da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. A cerimônia da época foi presidida pelo então Arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger. O local recebeu autorização para realizar celebrações religiosas (casamentos, batizados, entre outras cerimônias).
“O rito é belíssimo, pois ali acontece a aspersão da água benta, as unções do altar e das paredes, a incensação, a deposição das relíquias no altar e o rito da Palavra e da Eucaristia”, comenta o reitor do Santuário, frei Giovanni Messias.
Já em 13 de outubro de 2019, por conta da Canonização de Irmã Dulce, o espaço passou a se chamar então Santuário Santa Dulce dos Pobres.
Leia também
.: Homilia do Papa Francisco na canonização de Irmã Dulce e outros beatos
Festividade
Desde o início de maio, uma programação especial vem sendo realizada para festejar os 10 anos de dedicação do Santuário da Santa Dulce. A agenda de festividades conta com a participação de devotos e admiradores da vida e obra da Mãe dos Pobres, além de profissionais das Obras Sociais Irmã Dulce.
Entre os eventos, está a visita da imagem e da relíquia de Santa Dulce a diversas paróquias de Salvador, sempre aos domingos, até o dia 30 de maio.
Outro momento importante dentro do calendário aconteceu com os colaboradores da instituição fundada pelo Anjo Bom. Eles participaram de um momento com a música Jerusalema, canção cuja tradução é “Jerusalém é minha casa” e que fala de esperança. A ação teve como objetivo fomentar a mensagem de que todos fazem parte desse legado de amor e serviço de Irmã Dulce.
Relíquias
É no Santuário que estão depositadas as relíquias de Santa Dulce, em um espaço chamado Capela das Relíquias.
Em setembro de 2019, o local passou por uma nova reforma, ganhando um túmulo de vidro com uma efígie em tamanho real da freira baiana. Logo abaixo da imagem, que muito se assemelha à santa, está a urna que guarda seus restos mortais.

Capela das Relíquias /Foto: Obras Sociais Irmã Dulce