Exposição

Santuário de Fátima assinala o Dia Internacional dos Museus

Na data celebrada nesta quarta-feira, 18, o Santuário de Fátima oferecerá aos peregrinos a oportunidade de visitarem a exposição “Os Rostos de Fátima – Fisionomias de uma Paisagem Espiritual”

Da Redação, com Santuário de Fátima 

Foto: Reprodução Santuário de Fátima

A partir desta quarta-feira, 18, o Santuário de Fátima assinala o Dia Internacional dos Museus e os peregrinos terão a possibilidade de participar de visitas guiadas gratuitas. Os fiéis terão a possibilidade de percorrer uma exposição temporária. Este ano o tema será: “Os Rostos de Fátima – Fisionomias de uma Paisagem Espiritual”, integrando uma das visitas guiadas que passarão a ser realizadas às 11h30 e 15h30.

Com uma duração de aproximadamente 40 minutos, a visita é gratuita e dinamizada pela equipe dos Serviços Educativos do Museu do Santuário de Fátima.

Exposição

A exposição temporária do Santuário de Fátima abriu as portas no dia 2 de dezembro de 2020, em um tempo de pandemia. Através da mostra, o objetivo era convocar toda a humanidade a refletir sobre a sua própria condição, em uma reflexão que apresenta o tema da morte e da vida como momentos luminosos da peregrinação do homem no mundo.

A partir do acontecimento e da mensagem que Nossa Senhora deixou na Cova da Iria, a exposição conta a história de Fátima nos vários rostos que a fizeram e cuja identidade conduzirá à esperança, em uma época marcada pela insegurança, em que a necessidade do uso de máscaras tapou os rostos humanos.

Através do relato das ações concretas dos protagonistas de Fátima é dado a conhecer o trabalho e o compromisso que eles assumiram na divulgação da mensagem que a Virgem de Fátima levou aos pastorinhos.

Neste regresso a uma realidade social livre de restrições, o Santuário volta a oferecer a possibilidade de a exposição ser visitada com a orientação de uma equipe de guias.

Informações

Além destas visitas guiadas, na primeira quarta-feira de cada mês, o Santuário dinamiza também uma visita temática à mesma exposição, em um programa que iniciou, neste ano pastoral, no dia 4 de maio, com a presença da jornalista Aura Miguel. 

As peças expostas pertencem, na sua maioria, ao espólio do Santuário de Fátima, havendo também peças dos Museus do Azulejo, de Aveiro e da Póvoa do Varzim, para além de arquivos e bibliotecas privadas.

A exposição estará aberta até 15 de outubro de 2022 e poderá ser visitada gratuitamente no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo