Veja a história do amigo de São Francisco de Assis e frei fraterno
Reportagem de Julia Rezende e Ersomar Ribeiro
Na capital federal, fiéis celebram os 80 anos da proclamação de Santo Antônio como Doutor Evangélico. O santo, da Primeira Ordem Franciscana, também é conhecido pela pregação e pelo profundo conhecimento das Escrituras.
Há exatamente 80 anos, Santo Antônio foi proclamado doutor da Igreja pelo venerável Papa Pio XII. Na Igreja Católica, os doutores são santos que, além do testemunho de vida, contribuíram de forma decisiva para a compreensão e o aprofundamento da fé.
“Ele sabia a Bíblia de cor, toda a Bíblia, e ele tinha uma sabedoria muito grande, porque ele conseguia aquilo que ele lia dos textos sagrados, da Sagrada Escritura, colocar em prática”, contou o reitor do Santuário Santo Antônio, frei Edgar Alves Pereira.
Na paróquia Santo Antônio em Brasília, fiéis se reuniram para um tríduo em homenagem ao santo conhecido pela intercessão em tantas causas. “E as graças eu tenho sempre alcançado, são várias. Para filhos, pros netos, para mim”, expressou a aposentada, Severina Albuquerque.
O Papa Leão XIV proclamou o Jubileu Franciscano por ocasião dos 800 anos de eternidade do Santo de Assis. O Ano Jubilar é dirigido especialmente às famílias franciscanas, da qual Santo Antônio faz parte. “Santo Antônio é um filho predileto de São Francisco. Os dois se conheceram. Santo Antônio se apaixonou pelo ideal franciscano, saiu de Portugal e foi até Assis, na Itália para conhecer São Francisco, receber dele o hábito que todos nós franciscanos utilizamos e a partir daí ele modifica completamente a sua vida”, retomou o reitor.
Com a abertura do ano jubilar franciscano, os fiéis também poderão lucrar indulgências no santuário Santo Antônio. “É uma boa oportunidade para relermos o nosso Seráfico pai São Francisco, relermos novamente Santo Antônio. Como podemos ter esses dois grandes santos e imitá-los na nossa vida?”, refletiu o frei.




