CORRUPÇÃO

Santa Sé: mecanismos jurídicos necessários para combater a corrupção

Paul Richard Gallagher discursou em uma sessão especial da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre prevenção e combate à corrupção

Da redação, com Vatican News

Paul Richard Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados do Vaticano / Foto: Reprodução Yoututbe

Segundo a Santa Sé, os mecanismos jurídicos não bastam para prevenir e combater a corrupção na sociedade. O que é mais necessário é a promoção de uma “cultura de integridade”. O arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, defendeu o ponto nesta sexta-feira, 4, em uma sessão virtual especial da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre prevenção e combate à corrupção.

No início da sessão de quarta-feira, 3, a Assembleia Geral adotou a Declaração Política, um compromisso comum para enfrentar efetivamente os desafios e implementar medidas para prevenir e combater a corrupção e fortalecer a cooperação internacional.

O arcebispo Gallagher expressou apoio à Declaração, apontando que a corrupção é generalizada, não se limita nem à política nem à geografia, e existe tanto nos países ricos como nos pobres. Ao trair “os princípios morais e as normas de justiça social”, disse ele, a corrupção impede o alcance do desenvolvimento integral e a erradicação da pobreza. Ao minar a confiança nas instituições públicas e entre governantes e governados, compromete o bom funcionamento de uma sociedade bem organizada.

Cultura de integridade

O arcebispo pediu a erradicação do flagelo da corrupção, a fim de “fornecer acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis ​​e inclusivas em todos os níveis”. “Devido à sua natureza generalizada e consequências múltiplas”, disse, “a prevenção da corrupção requer mais do que mecanismos legais: precisamos promover uma“ cultura de integridade ”mais ampla. Nesse sentido, disse ele, os servidores públicos devem abraçar a justiça, a boa gestão financeira, a boa governança e a responsabilidade social. É também crucial consagrar a virtude da justiça na sociedade humana e fortalecer o bem comum por meio da observância do Estado de Direito.

Respeitando os direitos humanos

O arcebispo Gallagher assinalou que a prevenção da corrupção está intimamente ligada ao respeito e à proteção dos direitos humanos universais, tanto em nível nacional como internacional. A este respeito, o Papa Francisco disse que “a verdadeira justiça não se satisfaz simplesmente punindo os criminosos”. “É fundamental ir mais longe e fazer todo o possível para reformar, melhorar e educar a pessoa”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo