Organização

Santa Sé e Itália seguem planejamentos de segurança para o Jubileu 2025

Segunda reunião entre autoridades do governo italiano e da Santa Sé aconteceu nesta terça-feira, 14, em Roma

Vatican News

Logo do Jubileu 2025/ Imagem: Divulgação

Após o encontro de 19 de abril no Vaticano, na tarde desta terça-feira, 14, foi a vez do Palazzo Chigi, em Roma, promover o segundo encontro bilateral entre a Santa Sé e o governo italiano para fazer um balanço sobre a organização do próximo Jubileu, previsto para 2025.

Pela Itália – informa uma nota divulgada pela Sala de Imprensa Vaticana –, estavam presentes a Primeira Ministra, Giorgia Meloni, e um grupo formado pelo vice-presidente, subsecretário, ministro do Interior, ministro da Economia e Finanças, ministro da Cultura, ministro da Saúde, ministro dos Assuntos Europeus, ministro do Turismo, ministro responsável pela matéria de Deficiências, comissário extraordinário do Governo, e ainda o presidente da Região do Lácio e o prefeito de Roma.

Pela Santa Sé, junto com o secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, estavam presentes o pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, Dom Rino Fisichella, assim como o secretário para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais, o assessor para Assuntos Gerais, o subsecretário do Dicastério para a Evangelização, o vice-secretário geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, o vice-diretor de Infraestrutura e Serviços e o vice-diretor de Serviços de Segurança e Proteção Civil.

Publicação da Bula de Proclamação

Após as palavras de boas-vindas de Meloni, o Cardeal Parolin informou aos presentes sobre a próxima publicação da Bula de Proclamação para o Jubileu, programada para maio de 2024, antecipando a expectativa de muitos peregrinos, para os quais os canteiros de obras ativos antecipam uma cidade mais habitável.

Segurança, saúde e transporte

Entre os assuntos em pauta: o progresso dos planos de segurança, assistência sanitária, contribuição e coordenação de voluntários, proteção civil e transporte. Com isso, a cúpula foi uma oportunidade para algumas atualizações sobre questões de grande importância, começando com o acordo com o Ministério das Relações Exteriores para a emissão de vistos para os peregrinos que chegam a Roma para o Ano Santo.

O pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização agradeceu o Ministério do Turismo pelo Memorando de Entendimento, assinado em setembro com o ministro do Turismo e o comissário extraordinário italiano, para o acolhimento dos turistas que estarão em Roma para o Jubileu, e depois enfatizou a importância da dimensão cultural do Ano Santo também ser conhecida nas escolas.

De fato, a reunião também se concentrou no acordo relativo aos eventos da revisão cultural “O Jubileu é Cultura”, que inclui exposições, espetáculos itinerantes e concertos.

Mesas redondas

As reuniões periódicas no Campidoglio, em Roma, continuam em estreita cooperação entre a Prefeitura, o Departamento de Apoio ao Comissário Extraordinário para o Jubileu, Roma Capitale e a Santa Sé. Há também muitas novidades sobre a organização dos eventos do Jubileu, que serão oficializadas nos próximos dias, inclusive em português, no site – www.iubilaeum2025.va – e no aplicativo oficial Iubilaeum25.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo