COMEMORAÇÃO EM FAMÍLIA

Santa Sé divulga tema do 3º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Papa Francisco definiu a passagem “A sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1, 50) como tema da comemoração que esse ano acontecerá em 23 de julho

Da Redação, com Boletim da Santa Sé 

Data valoriza os avós e idosos e convida à atenção para com eles / Foto: Janosch Lino na Unsplash

Nesta quinta-feira, 13, o departamento vaticano para os Leigos, a Família e a Vida emitiu comunicado informando o tema do 3º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Escolhida pelo Papa Francisco, a passagem “A sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1, 50) será o guia para a comemoração da data, que esse ano será no domingo, 23 de julho.

A escolha se associa com o tema da Jornada Mundial da Juventude 2023, que acontecerá em Lisboa entre os dias 1º e 6 de agosto. Em Portugal, jovens de todo o mundo refletirão “Maria levantou e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). Em comunhão, os temas expressam “a força da aliança entre jovens e anciãos”, conforme afirmado no comunicado.

Por ocasião do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, o Papa Francisco presidirá uma Missa na Basílica de São Pedro, e convida todas as paróquias, dioceses, associações e comunidades eclesiais a também celebrarem a data em seu próprio contexto pastoral.

Sobre a comemoração

O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos foi instituído em 2021, pelo Papa Francisco. É celebrado anualmente no quarto domingo de julho, próximo à festa de Sant’Ana e São Joaquim. “O Espírito Santo ainda desperta pensamentos e palavras de sabedoria nos idosos: sua voz é preciosa, porque canta os louvores de Deus e conserva as raízes dos povos”, lembrou o Santo Padre ao anunciar a instituição da data. Ele salientou a importância de transmitir a experiência de vida e a fé aos jovens. 

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida fornece às dioceses uma série de materiais e sugestões pastorais e litúrgicas, disponíveis no site do Dicastério. Entre as recomendações, vale a pena destacar a de visitar ou acompanhar os idosos sozinhos. Com efeito, a Igreja concede uma indulgência plenária para este ato, para aqueles que o realizarem perto do dia 24 de julho.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo