Evento internacional

Vaticano realiza conferência sobre caminho conjunto entre clero e leigos

“Pastores e fiéis leigos chamados a caminhar juntos” é o tema da conferência internacional que começa nesta quinta-feira; Papa participará do encerramento 

Jéssica Marçal
Da Redação

Foto: Reprodução Vatican Media

O departamento vaticano para os Leigos, a Família e a Vida organiza uma Conferência Internacional para os Presidentes e Referenciais das Comissões Episcopais para o Laicato. O evento que tem como tema “Pastores e fiéis leigos chamados a caminhar juntos” acontece no Vaticano nesta semana, de 16 a 18 de fevereiro. O último dia será marcado pela audiência com o Papa Francisco.

Para apresentar a iniciativa, expoentes do organismo atenderam a imprensa em uma entrevista coletiva nesta terça-feira, 14, na sala de imprensa da Santa Sé. O prefeito do dicastério, Cardeal Kevin Farrell, explicou que esta conferência é fruto da Assembleia Plenária que o organismo teve em novembro de 2019. De lá, emergiu a exigência de aprofundar e de destacar a responsabilidade de cada batizado na Igreja.

“Todos os membros do Povo de Deus, pastores e fiéis leigos, partilham a responsabilidade pela vida, missão, cuidado, gestão e crescimento deste Povo que o próprio Cristo suscitou”, disse o cardeal.

Pensado em 2019, o evento só pôde ser realizado agora, dois anos após a pandemia. E, segundo o cardeal, providencialmente o caminho sinodal que a Igreja vive hoje veio reforçar o intuito da conferência, colocando-a no contexto da Igreja universal que deseja “caminhar junto”.

Em três dias de encontro, a proposta é focar no renovado chamado do Senhor a “caminhar juntos”, cada um conforme a vocação que lhe é própria. Deseja-se sensibilizar, seja os pastores seja os leigos, sobre o sentido de responsabilidade que nasce do batismo e que é comum a todos.

Encontro com o Papa

O Cardeal Farrell lembrou que a valorização dos leigos e tudo o que ajude a viver mais profundamente a dimensão da Igreja como Povo de Deus é uma temática que está no coração do Papa Francisco. Por isso, o Santo Padre quis estar presente – e o fará – na conclusão da conferência, no sábado, 18.

“Desejamos que este evento eclesial tenha efeitos concretos nas Igrejas particulares e dê uma válida contribuição para viver a corresponsabilidade entre ministros ordenados e fiéis leigos, prosseguindo na estrada já indicada profeticamente pelo Concílio Vaticano II”, concluiu.

Programação dos três dias

Também presente na coletiva, a subsecretária do dicastério, Linda Ghisoni, comentou algumas coordenadas práticas referentes ao evento. O primeiro dia será dedicado à natureza e fundamento da corresponsabilidade dos leigos bem como aos âmbitos e modalidade de exercício dessa corresponsabilidade.

A formação será o centro das reflexões do segundo dia da conferência, informou Linda. Também será destacado o papel dos pastores – bispos e clérigos – aos quais também é pedida uma formação adequada para favorecer um serviço prestado junto, como Igreja.

Por fim, o terceiro dia, como anunciou o cardeal, será dedicado principalmente à audiência com o Santo Padre. “Papa Francisco nos encontrará na Sala nova do Sínodo, onde se desenvolvem os três dias da Conferência, para ouvir os participantes e dirigir a todos a sua mensagem e a sua benção”, informou Linda. 

Participação do Brasil

Na programação do evento está prevista a participação do Brasil. No sábado, 17, consta a participação da presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Sônia Gomes de Oliveira, na primeira sessão da tarde, dedicada ao tema “Diálogo sobre a formação dos fiéis leigos e o papel dos pastores”. A temática terá a moderação feita pelo Cardeal Matteo Zuppi, Presidente da Conferência Episcopal Italiana, e terá, ao lado de Sônia, a participação de Dom Miguel Garrigós Domínguez, da Espanha. 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo