VATICANO

Santa Sé apoia OSCE para combater o antissemitismo na Europa

Falando em uma conferência organizada em Skopje pela Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, o Núncio do Vaticano, Luciano Suriani, compartilha as preocupações da Santa Sé sobre o aumento do antissemitismo na Europa

Da redação, com Vatican News

Santa Sé está preocupada com o aumento do discurso antissemita pela Europa / Foto: MabelAmbe por Pixabay

A Santa Sé expressou novamente preocupação com relação ao aumento do discurso de ódio e violência antissemita, apoiando os esforços contínuos dos Estados membros da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) para conter o antissemitismo e proteger melhor as comunidades judaicas.

Protegendo as comunidades judaicas

A questão foi abordada em uma conferência realizada esta semana em Skopje pela presidência da OSCE de 2023 da Macedônia do Norte. As discussões se concentraram em três pontos: reconhecer, registrar e processar crimes de ódio antissemita e abordar as necessidades de segurança das comunidades judaicas; abordando antissemitismo em e pela educação; e combater a negação e distorção do Holocausto.

Protegendo as comunidades judaicas

A questão foi abordada em uma conferência realizada esta semana em Skopje pela presidência da OSCE de 2023 da Macedônia do Norte. As discussões se concentraram em três temas: reconhecer, registrar e processar crimes de ódio anti-semita e abordar as necessidades de segurança das comunidades judaicas; abordando anti-semitismo em e através da educação; e combater a negação e distorção do Holocausto.

Em uma declaração entregue na sessão de encerramento em 7 de fevereiro, o Núncio Apostólico na Macedônia do Norte, arcebispo Luciano Suriani, disse que a Santa Sé está particularmente preocupada com o aumento do número de ataques contra sinagogas, cemitérios judaicos e outros locais da comunidade judaica, observando que os crimes de ódio antissemita (como outros crimes de ódio antirreligiosos) são “amplamente subestimados e mais numerosos do que o indicado no relatório anual” do Escritório da OSCE para Instituições Democráticas e Direitos Humanos (ODIHR).

Ele, portanto, reiterou que proteger judeus, bem como outras comunidades religiosas, e seus locais de culto é um dever das autoridades civis, independentemente de suas opiniões políticas ou filiação religiosa.

“Todos os ataques a locais de culto vão contra a letra e o espírito do direito à liberdade de pensamento, consciência, religião ou crença.”

Liberdade do povo judeu

O nuncio ressaltou duas tendências que necessitam de atenção particular. A primeira é a erosão da liberdade do povo judeu para praticar sua religião, baseados na falsa ideia baseado na falsa ideia de que comportamentos e ações motivados por crenças religiosas não deveriam ter espaço em nossas sociedades.

Pelo contrário, disse o Arcebispo Suriani, a Santa Sé está convencida de que “a liberdade religiosa é essencial, especialmente em uma sociedade secular”, pois “protege o âmbito mais íntimo de cada pessoa e a identidade das diversas comunidades religiosas que vivem em nossas sociedades”.

Banalizando o Holocausto

Outra tendência preocupante hoje é a banalização, diminuição e apropriação indevida do Holocausto, “particularmente no contexto de protesto contra as medidas de saúde pública relativas ao Covid-19” ou com referência aos conflitos em curso em várias partes do mundo. O núncio do Vaticano insistiu na “singularidade do Holocausto” tornando qualquer comparação “inaceitável”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo