Diálogo

Papa Francisco: judeus e cristãos juntos contra o antissemitismo

Na audiência, Francisco manifestou sua preocupação com a volta do antissemitismo e da violência contra os cristãos

Da Redação, com Vatican News

Papa Francisco durante Audiência Geral na Biblioteca do Palácio Apostólico /Foto: Vatican Media via Reuters

Em audiência na manhã desta segunda-feira, 12, o Papa Francisco recebeu os os membros da “Amizade Judaico-Cristã da França” e manifestou sua preocupação com a volta do antissemitismo e da violência contra os cristãos.

“O grande patrimônio espiritual comum entre cristãos e judeus” foi um dos assuntos trazidos pelo Papa.”

A associação está completando 75 anos de vida, cujo um dos fundadores foi Jules Isaac, que participou, depois do fim da II Guerra Mundial, da célebre Conferência de Seelisberg. Realizada em 1947, judeus e cristãos se reuniram para discutir a emergência do antissemitismo, cujos resultados inspiraram alguns pontos da Declaração conciliar “Nostra Aetate”.

Francisco agradeceu pelo trabalho desenvolvido nestes anos, que “amplamente contribuiu para ajudar judeus e cristãos a se redescobrirem irmãos, filhos de um mesmo Pai”.

O caminho percorrido, afirmou o Papa, é considerável, diante do peso dos preconceitos recíprocos e da história às vezes dolorosa. “Mas a tarefa não acabou e eu os encorajo a perseverar nesta via do diálogo, da fraternidade e das iniciativas comuns”.

E o pontífice exortou: “sobretudo nestes tempos hostis em que as atitudes de fechamento e de rejeição do outro se fazem mais numerosas, inclusive com a preocupante volta do antissemitismo, em especial na Europa, assim como das violências contra os cristãos”.

A saudação se concluiu com o Papa garantindo seu apoio às iniciativas da associação e a todos os judeus e cristãos que trabalham juntos por uma fraternidade sempre maior.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo