ALIMENTO E ÁGUA

Santa Sé: Acesso a água potável, direito humano básico

O Encarregado de Negócios da Missão Permanente do Vaticano na ONU em Genebra afirma que o acesso à água potável é um direito humano básico

Monsenhor John Putzer, encarregado de negócios da Missão Permanente do Vaticano na ONU / Foto: Reprodução Youtube

Da redação, com Vatican News

“A água não é uma mercadoria é um símbolo universal e fonte de vida e saúde. Por isso, é necessário garantir água potável e serviços de higiene para todos ”, afirma a Santa Sé.

Falando em um Diálogo Interativo sobre Água e Saneamento, organizado em Genebra durante a 48ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos, Monsenhor John Putzer, encarregado de negócios da Missão Permanente do Vaticano na ONU, reiterou que o acesso universal à água potável é “central à promoção da dignidade da pessoa humana ”e sempre foi uma prioridade para a Santa Sé. Ele se referia ao Relatório do Relator Especial sobre os direitos humanos à água potável e ao saneamento, que conscientiza sobre a gravidade da crise global da água que a humanidade enfrenta e que é agravada pelo caráter financeiro dado à água, mudanças climáticas e a recente pandemia de Covid-19.

As mudanças climáticas e a pandemia  aumentaram a lacuna hídrica

“O acesso à água potável é um direito humano básico e universal, pois é essencial para a sobrevivência humana e, como tal, é uma condição para o exercício de outros direitos humanos”, disse Dom Putzer citando as palavras do Papa Francisco. “Infelizmente, mesmo em nossa era de progresso e avanços tecnológicos, o acesso à água potável não está ao alcance de todos e essa lacuna hídrica é ainda mais agravada pelos efeitos nocivos das mudanças climáticas e da atual crise de saúde”.

Leia mais
.: Somos uma só família, todos devem ter água e alimento, afirma Papa

Na verdade, a pandemia Covid-19 ampliou as desigualdades sociais e econômicas existentes, destacando os danos causados pela ausência ou ineficiência dos serviços de água entre os mais necessitados.

O acesso universal à água potável é uma prioridade

“Também destacou como a comunidade global está interconectada”, acrescentou Mons. Putzer, enfatizando que o acesso universal à água potável e saneamento “não é apenas uma prioridade urgente”, dada a necessidade de reduzir os riscos de emergências de saúde global, mas também “uma grave responsabilidade compartilhada por todos”.

A necessidade de um esforço concertado e coordenado

Daí a necessidade de um “esforço concertado e coordenado por parte de todas as partes interessadas para garantir que todas as pessoas tenham acesso a água limpa e adequada”, concluiu o representante do Vaticano.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo