SECRETÁRIA DA MISERICÓRDIA

Santa Faustina nos dá sinais para chegar à felicidade verdadeira, diz irmã

Igreja Católica celebra, nesta quinta-feira, 5, a memória litúrgica da santa polonesa que difundiu a Divina Misericórdia pelo mundo por meio do seu Diário

Gabriel Fontana, com colaboração Deividson Francisco
Da Redação

Santa Faustina ao lado de Jesus Misericordioso / Foto: Arquivo

Nesta quinta-feira, 5, a Igreja Católica comemora Santa Faustina Kowalska. a “Secretária” da Divina Misericórdia. Foi à religiosa polonesa que Jesus Misericordioso se manifestou, solicitando que ela difundisse a devoção a Ele por meio do Terço, da Festa, da imagem e do Diário que são tão populares nos dias atuais.

Santa Faustina viveu entre 1905 e 1938. Vocacionada à vida religiosa desde sua infância (mas impossibilitada de seguir este caminho por não ter sido autorizada pelos seus pais), aos 20 anos ela teve um encontro com o Cristo sofredor, que lhe perguntou: “Até quando terei que a suportar? Até quando você vai me enganar?”.

Em 1925, então, a santa ingressou no convento das Irmãs da Bem-aventurada Virgem Maria da Misericórdia, em Varsóvia, recebendo o nome de Irmã Maria Faustina. Foram 13 anos de vida religiosa, durante os quais recebeu abundantes graças do Senhor – entre elas os estigmas e numerosas revelações e visões, que anotou em seu Diário, a pedido de seus confessores.

O Diário de Santa Faustina foi traduzido para diversos idiomas, e se espalhou por todo o mundo. Mesmo 85 anos após a morte da religiosa polonesa, a espiritualidade da Divina Misericórdia segue sendo difundida por diversas pessoas que buscam tornar ainda mais conhecido o amor de Deus pelos Seus filhos e Seu desejo de que recorram a Ele.

Confiança em Deus

Adriana Giovanini / Foto: Arquivo pessoal

Uma dessas divulgadoras é Adriana Giovanini, que mora no estado da Flórida, nos Estados Unidos. Ela conta que sua primeira experiência com Santa Faustina aconteceu, em 2010, por meio de uma oração. “O padre impôs as mãos sobre a minha cabeça e visualizou Santa Faustina. Ele, por meio dela, me passou uma mensagem sobre um trabalho (no qual estou até hoje por causa dessa revelação que esse sacerdote teve em 2010)”, relata a brasileira.

Ela partilha ainda que ganhou o Diário de Santa Faustina em 2015, e poucos anos depois, começou a divulgar, por meio das redes sociais, as mensagens contidas no livro. Para Adriana, o principal ensinamento deixado por Santa Faustina é o da confiança em Deus, verificada em diversos trechos dos escritos da religiosa.

Uma amiga no céu

Daniela Miranda / Foto: Arquivo pessoal

A missionária da Comunidade Canção Nova, Daniela Miranda, também ressalta este aspecto da vida da santa polonesa. Da mesma forma, a apresentadora do Terço da Misericórdia na TV Canção Nova diz ter desenvolvido uma íntima relação com Santa Faustina, sua “melhor amiga no céu”.

“Ela é como uma ‘irmã mais velha’, como se eu tivesse um laço tão estreito com ela, que, à medida que eu vou vivendo certas situações da vida e até mesmo nas coisas pequenas do dia a dia, eu sinto essa amizade profunda de Santa Faustina, (…) que vai trazendo para mim palavras que me direcionam, respostas de Deus, e realmente é uma experiência muito bonita de se fazer”, expressa Daniela.

Exemplo para o mundo

A Irmã Christofora Jagla, da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia, destaca como o exemplo da santa tem impacto positivo em várias pessoas por todo o globo. “Sua simplicidade e extraordinariedade surpreendem o mundo inteiro. Todos podemos encontrar nela algo que seja importante para si mesmo”, afirma a religiosa.

A trajetória de Santa Faustina é a expressão do “caminho da autêntica Misericórdia”, que se baseia na confiança e entrega a Deus e no amor altruísta pelos irmãos. Em tudo ela tentou agradar a Deus, realizando Sua vontade, por meio do serviço às pessoas ao seu redor, e assim encontrou a felicidade.

“O mundo de hoje está correndo para alcançar ao menos uma gota da felicidade, mas fica com o coração sempre vazio. E por isso a Irmã Faustina nos deixa esses sinais do seu caminho para alcançar a felicidade verdadeira e eterna”, indica a Irmã Christofora.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo