Presidente da Comunidade Canção Nova também saudou padre Ángel Artime: “A Canção Nova parabeniza o Reitor-mor e se alegra com toda a Família Salesiana”
Da redação, com ANS
Os superiores das duas Inspetorias Salesianas da Espanha – “San Giacomo Maggiore” (SSM), com sede em Madri, e “Maria Auxiliadora” (SMX), com sede em Sevilha -, padre Fernando García e padre Fernando Miranda, em nome de todos os Salesianos, expressaram a surpresa e satisfação após o anúncio do Papa Francisco de que o Reitor-Mor, padre Ángel Fernández Artime, será criado cardeal em setembro.
“Esta notícia nos lembra que a vocação salesiana nos coloca no centro da Igreja e nos põe plenamente a serviço da missão à qual o Senhor nos envia. Nosso carisma nos leva a trabalhar com os jovens com uma pedagogia e espiritualidade herdadas de Dom Bosco”, lê-se na nota dos inspetores.
Segundo eles, desde o nascimento da congregação, os salesianos se sentem parte da Igreja com filial fidelidade ao Sucessor de Pedro. “Sem dúvida, a confiança que o Papa Francisco depositou no atual sucessor de Dom Bosco é um sinal que nos enche de alegria por toda a Família Salesiana”.
O anúncio do Papa Francisco sobre a criação do Reitor-Mor como Cardeal, de acordo com os sacerdotes, confirma a tarefa dos salesianos de continuar o compromisso, a partir de seu carisma educativo, de dar visibilidade a uma Igreja em saída.
“Agradecemos a confiança que, com esta nomeação, o Papa demonstrou na Congregação Salesiana. Em nome de todos os Salesianos, membros da Família Salesiana e de nossas comunidades educativas e pastorais, garantimos ao querido Reitor-Mor nossas orações neste momento importante de sua vida”, finalizaram a nota.
Canção Nova parabeniza o padre Ángel Fernández
O presidente da Comunidade Canção Nova e da Fundação João Paulo II, padre Wagner Ferreira, parabenizou o padre Ángel Fernández Artime pela nomeação. Em sua conta oficial no Instagram, padre Wagner escreveu: “A Canção Nova parabeniza o Reitor-mor e se alegra com toda a Família Salesiana”.
Há 14 anos, a Comunidade Canção Nova pertence à Família Salesiana. A admissão aconteceu em 21 de janeiro de 2009 e a decisão foi tomada durante a reunião do Conselho Geral dos Salesianos em Roma. A data é um dos marcos na história da Comunidade após a obtenção do reconhecimento pontifício em outubro de 2008.
A Família Salesiana é formada por várias instituições e movimentos católicos que procuram seguir a espiritualidade proposta por Dom Bosco. Trata-se de grupos que partilham o mesmo espírito e ajudam a dar continuidade, de acordo com vocações distintas, à missão iniciada pelo santo.
Histórico
Ángel Fernández Artime foi eleito Reitor-Mor em 2014 durante o 27º Capítulo Geral da Congregação. Naquela assembleia, instância máxima dos salesianos, as palavras programáticas expressas pelo Papa Francisco apenas um ano antes, na exortação apostólica Evangelii Gaudium, estiveram muito presentes na reflexão do Reitor-Mor:
“Não ignoro que hoje os documentos não despertam o mesmo interesse de outros tempos, e são rapidamente esquecidos. No entanto, enfatizo que o que tentarei expressar aqui tem um significado programático e consequências importantes. Espero que todas as comunidades encontrem os meios necessários para prosseguir no caminho de uma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar as coisas como estão”.