Nota

Saiba mais sobre as relações diplomáticas da Santa Sé com os Estados

Nota sobre as relações diplomáticas foi divulgada nesta segunda-feira, 8, dia em que o Papa discursou ao Corpo Diplomático credenciado junto ao Vaticano

Da redação, com Vatican News

Praça São Pedro /Foto: CShin por Pixabay

Nesta segunda-feira, 8, o Papa Francisco discursou ao Corpo Diplomático credenciado junto ao Vaticano. Diante do encontro, foi divulgada uma nota detalhando as relações diplomáticas da Santa Sé com os Estados.

Atualmente, existem 184 Estados que mantêm relações diplomáticas integrais com a Santa Sé. A esses devem ser acrescentadas a União Europeia e a Ordem Militar Soberana de Malta. Há 91 missões diplomáticas credenciadas junto à Santa Sé com sede em Roma, incluindo as da União Europeia e da Soberana Ordem Militar de Malta. Os escritórios credenciados junto à Santa Sé da Liga dos Estados Árabes, da Organização Internacional para Migração e do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados também estão sediados em Roma.

Em 23 de fevereiro, a Santa Sé estabeleceu relações diplomáticas integrais com o Sultanato de Omã. Em 19 de julho, foi ratificado o “Acordo Suplementar ao Acordo entre a Santa Sé e a República do Cazaquistão sobre Relações Mútuas de 24 de setembro de 1998”, relativo à concessão de vistos e autorizações de residência para o corpo eclesiástico e religioso do exterior, assinado em 14 de setembro de 2022.

Em 27 de julho, o “Acordo sobre o status do Representante Pontifício Residente e o Escritório do Representante Pontifício Residente no Vietnã” foi assinado com o Vietnã, com a subsequente nomeação de um Representante Pontifício Residente em 23 de dezembro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo