SENTINELAS DA MANHÃ

Roma recebe 500 mil peregrinos para o Jubileu dos Jovens

Desde a última segunda-feira, Roma foi tomada por, pelo menos, 5OO mil peregrinos de todo o mundo. Eles vieram participar do Jubileu dos Jovens. Chamados por São João Paulo Segundo de Sentinelas da Manhã, durante o Jubileu de 2000, eles dividem a alegria de conhecer de perto a história de dois futuros jovens santos da igreja.

Reportagem de Danúbia Gleisser e Leonardo Vieira e Daniele Santos

Por onde quer que ande em Roma, ali estão eles, jovens de várias partes do mundo, com suas bandeiras, seu colorido e animação. Na programação deste dia, os diálogos com a cidade, encontros culturais, artísticos e espirituais movimentaram a cidade eterna. Nesta praça, a exposição sobre a vida do beato Pier Giorgio Frassati, que será canonizado em 7 de setembro. Uma parada obrigatória para quem participa do jubileu conhecer mais deste futuro santo da igreja. 

Seguimos adiante. Caminhar em Roma e encontrar a juventude peregrina, alegre por viver a experiência jubilar junto a tantos jovens de culturas tão diferentes. Na Igreja Santa Maria Sopra Minerva. Essa grande fila é para visitar o caixão com o corpo incorrupto do Beato Frassati, que desde 1990 é guardado na capela da Catedral de Turim. E no último dia 25 chegou a Roma por ocasião do Jubileu da Juventude. “Uma experiência incrível, acho que tanto para nós jovens, mas para todos, porque é uma experiência de vida muito próxima da nossa”, disse o fiel. 

Na Igreja de San Marcello al Corso, os painéis logo na entrada apontam outra exposição aqui. Jovens se reuniram para rezar diante da relíquia do pericárdio do futuro santo, que conquistou o coração de muita gente, o beato Carlo Acutis.

Nessa mesa, os jovens escreveram seus pedidos de oração que serão levados para Assis, onde está o corpo do jovem beato, que será canonizado no mesmo dia de Pier Giorgio.

Aqui os jovens do jubileu puderam participar da exposição informativa sobre Carlo e os milagres eucarísticos que ele documentou. Atrações para todos os gostos não faltam e o testemunho de quem aproveita o evento também não.

“Tá a ser uma experiência incrível, algo que eu nunca antes tinha participado. Tá a ser um encontro que eu estou a ver que existe com imensas pessoas que acreditam no mesmo que eu acredito. Está a ser algo maravilhoso”, contou o peregrino. 

“Uma coordenação e não é só aqui em Roma, já vem num caminho que estamos a fazer e que queremos continuar depois de forma também”, concluiu a peregrina.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo