TOGETHER

Roma espera 3 mil fiéis para vigília ecumênica que antecede Sínodo

A ser realizado na Praça São Pedro no sábado, 30, momento de oração reunirá fiéis de diferentes denominações cristãs, de todo o mundo

Da Redação, com Diocese de Roma

Vista parcial da Praça São Pedro, no Vaticano / Foto: Arquivo Canção Nova

Aproxima-se a vigília ecumênica “Together”, que será realizada na Praça São Pedro no sábado, 30. Uma das organizadoras do evento, que inclui outras atividades entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, a Diocese de Roma estima que 3 mil fiéis provenientes da Itália e de todo o mundo estejam unidos ao Papa Francisco e aos líderes religiosos, em oração.

A vigília antecede a 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, a ser realizada entre 4 e 29 de outubro. Será a primeira sessão da fase universal do Sínodo sobre a Sinodalidade. Iniciado em 2021, este caminho vivido pela Igreja Católica chega em sua última etapa, e será concluído em outubro do ano que vem.

A ideia de realizar a vigília surgiu em outubro de 2021, quando o prior da Comunidade de Taizé, irmão Alois, foi convidado a falar na abertura do processo sinodal da Igreja Católica. Na ocasião, ele declarou que “pelo batismo e pela Sagrada Escritura, somos irmãs e irmãos em Cristo, unidos numa comunhão ainda imperfeita, mas muito real, mesmo quando as questões teológicas permanecem sem resposta”.

Entre os países de origem dos peregrinos estão Polônia (de onde viajarão 470 pessoas, segundo informações da Diocese de Roma), França (400), Espanha (280) e Hungria (220), além de Egito, Vietnã, Coreia do Sul e Estados Unidos. Estarão presentes também o Patriarca Ecumênico Bartolomeu, o Arcebispo de Cantuária, Justin Welby, e dez outros responsáveis de Igrejas de diversas denominações cristãs, delegados fraternos que participarão na assembleia sinodal, bispos ortodoxos e orientais e pastores protestantes de Roma.

Programação

A programação inclui, antes da vigília, uma celebração de gratidão com início às 17h do horário local, em torno de quatro dons: gratidão pelo dom da unidade e pelo caminho sinodal, pelo dom do outro, pelo dom da paz e pelo dom da Criação.

Leia mais
.: Detalhes de Vigília Ecumênica e do Sínodo são apresentados em coletiva
.: Secretário-geral convida fiéis a rezarem pelo início do Sínodo

No mesmo espírito, estão sendo organizadas, em todo o mundo, orações comunitárias no dia 30. Mais de 200 foram planeadas até agora, com cristãos de diferentes igrejas partilhando oração e reflexão nos seus próprios países.

A vigília em si incluirá a escuta da Palavra de Deus, o louvor e a intercessão, cânticos de Taizé e silêncio – um forte sinal de fraternidade, unidade e paz. À medida que as Igrejas celebram o Tempo da Criação (que dura entre 1º de setembro e 4 de outubro), a Praça São Pedro também se tornará “como um jardim”, repleta de árvores e flores, assim como a Cruz de São Damião de São Francisco.

Além disso, haverá atividades para os jovens entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro. Tratam-se de ateliês e encontros cujos temas variam entre ouvir refugiados, falar sobre suas experiências, aprender com outras crenças e religiões, visitar o trabalho das missões da cidade com pessoas marginalizadas, reconhecer Cristo na diversidade das nossas tradições, participar em mesas redondas ecumênicas e prestar mais atenção à Criação.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo