Em 2026, acontecerá a primeira exposição prolongada dos restos mortais de São Francisco de Assis, dentro das celebrações dos 800 anos da morte do santo
Da redação, com sanfrancescoassisi

Cripta de São Francisco de Assis / Foto: divulgação @sanfrancescoassisi
Na festa de São Francisco de Assis, neste sábado, 4, o perfil oficial da Basílica de São Francisco, em Assis, Itália, anunciou que pela primeira vez, os restos mortais de São Francisco ficarão expostos publicamente.
“Um presente extraordinário, um profundo convite à oração e uma oportunidade de ver o “Evangelho” de Cristo vivido plenamente na vida de uma pessoa como nós”, destacou o post.
Com a autorização concedida pelo Papa Leão XIV, por meio da Secretaria de Estado do Vaticano, o exposição pública irá acontecer no contexto das celebrações do oitavo centenário da morte de São Francisco (1226-2026).
“Esta exposição, enraizada no tema evangélico da ‘semente que morre para dar fruto’, convida-nos a considerar a vida do santo, que continua a dar frutos depois de 800 anos e a inspirar toda a humanidade no caminho da paz, da fraternidade, do serviço aos últimos, da alegria e do cuidado com a criação”, destaca ainda o texto.
O corpo de São Francisco será trasladado de seu túmulo, localizado na cripta, e depositado aos pés do altar papal da igreja inferior da Basílica de São Francisco, em Assis. Ele ficará exposto para veneração pública entre os dias 22 de fevereiro e 22 de março de 2026.
Mais informações e reservas pelo site: sanfrancescovive.org